Perplexity anuncia navegador Comet, com IA para buscas
Startup de inteligência artificial promete "reinventar o browser". OpenAI e Google já têm agentes capazes de usar IA para realizar tarefas na web.
Startup de inteligência artificial promete "reinventar o browser". OpenAI e Google já têm agentes capazes de usar IA para realizar tarefas na web.
A startup de inteligência artificial Perplexity lançará em breve seu próprio navegador, chamado Comet. O produto foi anunciado pela companhia em uma publicação no X (antigo Twitter). O post não dá muitos detalhes, descrevendo o Comet apenas como “um navegador para busca com agentes, feito pela Perplexity”.
Em um e-mail enviado ao TechCrunch, a empresa prometeu “reinventar o navegador”. Por enquanto, o Comet não está disponível, mas já existe uma lista para se cadastrar e ser avisado quando houver novidades.
Comet: A Browser for Agentic Search by Perplexity
— Perplexity (@perplexity_ai) February 24, 2025
Coming soon. pic.twitter.com/SwVSwudgtN
A Perplexity não é a única empresa visando este mercado. A Browser Company, responsável pelo Arc para Windows/macOS e o Arc Search para Android/iOS, está preparando um navegador chamado Dia.
Em uma demonstração, o Dia realizou tarefas como sugerir informações, reunir links abertos para enviar por email e encontrar produtos de uma lista na Amazon, colocando tudo no carrinho.
No contexto da IA, quando se fala de “agente” ou “agêntico”, isso significa uma ferramenta capaz de realizar tarefas em aplicativos ou em um navegador. É um passo além das ferramentas de IA generativa que vimos nos últimos anos, que são capazes de gerar textos ou imagens.
Por enquanto, os agentes de IA estão mais voltados para a web do que outros aplicativos.
A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, lançou recentemente o Operator, que é capaz de entender interfaces de sites e realizar tarefas pedidas pelo usuário, escritas em linguagem natural, sem precisar de comandos específicos. A promessa é que a IA consiga dar conta de comprar passagens aéreas ou fazer reservas em restaurantes, por exemplo.
O Google é outra gigante da tecnologia a ter uma solução do tipo. O chamado Project Mariner, ainda em desenvolvimento, visa criar uma extensão para o Chrome com os mesmos objetivos do Operator: receber pedidos e realizar tarefas em sites.
A Perplexity vem lançando várias ferramentas nos últimos meses — o navegador Comet será mais uma delas. Além dele, a startup apresentou:
Com informações de TechCrunch
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}