PicPay lança IA no WhatsApp capaz de fazer Pix
IA é capaz de fazer divisões de contas e interpretar mensagens, imagens e áudios; serviço será liberado gradualmente para toda a base de clientes
IA é capaz de fazer divisões de contas e interpretar mensagens, imagens e áudios; serviço será liberado gradualmente para toda a base de clientes
A inteligência artificial está em cada vez mais lugares, e o PicPay decidiu entrar no bonde com seu novo chatbot no WhatsApp. A ferramenta permite que os clientes da instituição financeira iniciem uma transação Pix diretamente pelo app de mensagens.
O Assistente PicPay foi desenvolvido em parceria com a Meta, empresa dona do WhatsApp. Por trás do serviço está a tecnologia do Microsoft Azure OpenAI Service, que consegue reconhecer chaves Pix em diversos contextos como conversas completas, áudios, fotos e capturas de tela.
Uma vantagem do Assistente PicPay é o cálculo de porcentagens e despesas de grupos: é possível verificar qual o valor é devido na divisão de um churrasco, por exemplo. Para isso, basta encaminhar o conteúdo bruto para o chat que a IA prossiga com a transação.
Além de fazer Pix, o Assistente também irá avisar os clientes sobre contas a vencer, cadastrar débitos automáticos via PDF e consultar documentos de veículos.
O Assistente PicPay será liberado gradualmente, e breve estará disponível para todas as 57 milhões de contas. Os clientes podem conferir se já possuem acesso caso a opção Pix por WhatsApp for exibida no app do PicPay.
Uma das principais preocupações em serviços financeiros é a segurança. Sendo assim, é importante salientar que o Assistente ainda depende do app da instituição financeira: ao solicitar uma transação, o cliente deverá fazer a confirmação biometria no próprio app do PicPay.
Além disso, a Meta esclarece que o contato do Assistente PicPay é uma conta verificada no WhatsApp, com selo de verificação azul.
O Assistente PicPay não é a primeira IA financeira a chegar no WhatsApp. A Magie oferece uma conta digital 100% controlada pelo WhatsApp que também reconhece mensagens, imagens e áudios, capaz de fazer Pix ou pagar boletos. Até mesmo a senha de autenticação é feita diretamente no aplicativo de mensagens.
O Banco do Brasil também possui uma forma de usar Pix no WhatsApp. O chatbot não utiliza inteligência artificial, mas é capaz de enviar Pix. Para confirmar a transação, o cliente deve abrir um link e informar a senha.