Pix fora do ar: Banco Central explica pane desta quinta-feira
Sistema de pagamento esteve indisponível no Brasil. Todos as instituições financeiras foram afetadas, e Banco Central afirma que falha foi resolvida.
Sistema de pagamento esteve indisponível no Brasil. Todos as instituições financeiras foram afetadas, e Banco Central afirma que falha foi resolvida.
O Pix ficou fora do ar momentaneamente na manhã desta quinta-feira (13/02). Os relatos sobre a instabilidade no sistema de pagamento começaram por volta das 8h30, com o gráfico do site DownDetector mostrando que as reclamações da queda do Pix diminuíram em torno das 9h40. O Banco Central, responsável pelo gerenciamento e manutenção do sistema, divulgou uma nota confirmando o problema e explicando que ele já foi solucionado.
Em nota enviada ao G1, o Banco Central revelou que a causa da instabilidade no Pix foi uma falha no mecanismo que realiza as consultas às chaves dos usuários do sistema de pagamento. Como explicou o BC, ao realizar as medidas de correção no mecanismo houve uma instabilidade momentânea no Pix. Segundo o Banco Central, o serviço de pagamentos já está funcionando sem problemas.
O Tecnoblog realizou alguns testes com o Pix do Nubank e do Santander antes do fechamento desta notícia. A transferência de valores funcionou sem problemas.
Esta é a segunda vez que o Pix passa por uma instabilidade em menos de uma semana. Na última sexta-feira (07/02), quinto dia útil do mês, o sistema de pagamento também passou por uma instabilidade. Contudo, neste caso, o Banco Central se pronunciou informando que o problema afetava apenas alguns usuários do Pix, não sendo uma queda total do serviço.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}