Alexa do Brasil não sabe contar direito e erra um simples timer

Problema afeta falantes do português. Alexa confunde “meia” com o número seis ao configurar alarmes.

Thássius Veloso
• Atualizado às 15:39
Resumo
  • Alexa interpreta “meia” como número seis em vez de metade.
  • Timer configurado como “uma hora e meia” ativa alarme em 1h06.
  • Solução é usar “uma hora e 30 minutos” para evitar erro.

Usuários brasileiros da Alexa, a assistente digital da Amazon, perceberam nos últimos dias que não é possível usar “meia” como sinônimo de metade nas interações com ela. Tente aí na sua casa: peça para o aparelho soar o alarme “daqui a uma hora e meia”. Sua Alexa provavelmente vai ativar um cronômetro de uma hora e seis minutos.

A assistente faz confusão com um conceito até que simples da Língua Portuguesa. No nosso cotidiano, a palavra “meia” pode significar tanto metade (meia-hora) quanto o número seis – quando moleque, eu aprendi que era metade de dúzia, mas nem todos os lugares do país repetem este conceito. Por conta disso, a Alexa entende como uma hora e seis minutos o que deveria ser uma hora e 30 minutos.

Esse caso não é exatamente novo. Em interações passadas, de meses atrás, eu já tinha enfrentado a mesma questão. Agora, a novidade é que alguns clientes levaram o assunto para as redes sociais.

A Amazon declarou ao Tecnoblog que está “trabalhando em uma rápida solução”. Enquanto ela não chega, a dica é especificar que quer o timer “daqui a uma hora e 30 minutos” ou coisa parecida para evitar que o aparelho apite no momento errado.

Sistemas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), como o utilizado pela Alexa, são treinados com uma vasta quantidade de dados de texto e voz. No caso do português brasileiro, o sistema aprendeu as duas possibilidades para a palavra “meia”. Ao receber o comando “uma hora e meia”, o algoritmo precisa decidir qual dos dois significados é o mais provável no contexto de um alarme ou timer. Aparentemente, a interpretação como “seis” está sendo priorizada, o que causa o erro.

Vale lembrar que a Amazon está trabalhando para modernizar a Alexa, que se tornou alvo de críticas constantes. Ela terá inteligência artificial generativa, um passo além do PLN, na versão Plus, que não tem previsão para desembarcar no Brasil.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

O jornalista Thássius Veloso é uma voz proeminente na cobertura de tecnologia no Brasil, com atuação em feiras de eletrônicos, TI e inovação desde 2008. Como editor no Tecnoblog e comentarista na rádio CBN, traduz o complexo universo digital ao grande público. Sua experiência inclui os principais eventos internacionais (CES, IFA e MWC) e conferências de gigantes como Apple, Meta, Microsoft, Samsung e Google. Reconhecido por sua capacidade de provocar reflexões sobre o futuro, Thássius atua como palestrante e apresentador em grandes eventos, como Web Summit, Rio Innovation Week e Futurecom, e também como professor de media training, com linguagem jovem e despojada. Suas análises e reportagens já foram destaque no Jornal Nacional e GloboNews. Venceu três vezes o Prêmio Especialistas e foi indicado quatro vezes ao Comunique-se. Ativo nas redes sociais (@thassius) e no site thassius.com, é um dos principais influenciadores de tecnologia do país.