Por que o Windows mostra dois clocks de CPU? Microsoft explica

É comum que o Windows informe dois valores de frequência de CPU na área de configurações. Engenheiro da Microsoft explica o motivo.

Emerson Alecrim
• Atualizado 22/05/2025 às 09:18
Resumo
  • O Windows 11 (e também o 10) mostra dois valores de clock para a CPU na tela de configurações: um do modelo da CPU e outro da frequência real em uso.

  • O primeiro valor é uma informação estática informada pelo fabricante, e o segundo é dinâmico e estimado pelo Windows conforme o processador opera.

  • A melhor forma de conferir o clock real da CPU é pelo Gerenciador de Tarefas, na aba Desempenho, que atualiza em tempo real, incluindo a taxa de frequência.

Raymond Chen é um engenheiro de software que trabalhou ativamente nas versões mais antigas do Windows e, por isso, conhece vários dos pormenores da plataforma. Recentemente, ele respondeu a uma pergunta que você já pode ter feito: por que o Windows exibe dois valores de clock para a CPU?

Tanto no Windows 11 quanto no Windows 10, você pode checar essa informação indo em Configurações / Sistema / Sobre (no final da tela). Observe que o campo processador poderá mostrar o nome do chip seguido de sua frequência (clock), pelo menos se você tiver uma CPU Intel.

Logo abaixo, em uma fonte menor, outro valor de clock é mostrado. Dependendo do seu computador, o segundo valor pode ser igual ou diferente do primeiro.

Os dois valores de clock também podem aparecer em um resumo sobre o sistema mostrado mais abaixo, na mesma tela. Mas, por quê?

De acordo com Chen, a informação principal vem de strings que servem para identificar a marca e o modelo do processador. Porém, é comum que fabricantes como a Intel utilizem as mesmas strings para informar a frequência base do processador.

Já o segundo campo informa a frequência de trabalho da CPU, ou seja, a taxa de clock que está efetivamente em uso, de acordo com o que é detectado pelo Windows.

Por que pode haver diferenças entre os dois valores de clock?

Uma das teorias de Raymond Chen é a de fabricantes como a Intel informam o valor de clock no nome da CPU para facilitar a detecção de máquinas com overclock ativado ou, ainda, para permitir que o usuário descubra se o computador está sendo vendido como sendo mais rápido do que realmente é.

Por conta disso, o ideal é confiar no segundo valor, que é estimado pelo próprio Windows.

Mas, se é para conferir o clock real, vale mais a pena checar o Gerenciador de Tarefas do Windows. Basta pressionar o atalho de teclado Ctrl + Shift + Esc, ir em Desempenho e em CPU. Ali, os parâmetros de uso do processador são mostrados em tempo real, incluindo a taxa de frequência.

Esta não é a única curiosidade sobre o Windows esclarecida por Raymond Chen. Recentemente, o engenheiro também explicou o porquê de o Windows 7 ter sido mais lento no login quando ficava sem papel de parede.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.