Prime Video pode ganhar transmissões esportivas simultâneas no app
Código do aplicativo para Android tem pistas sobre um novo recurso, chamado "multiview". Amazon está investindo em esportes ao vivo.
Código do aplicativo para Android tem pistas sobre um novo recurso, chamado "multiview". Amazon está investindo em esportes ao vivo.
A Amazon pode estar trabalhando em uma forma de mostrar duas transmissões esportivas ao mesmo tempo no aplicativo do Prime Video. As pistas para esta novidade apareceram em uma análise do app para Android, feita pelo site Android Authority. Segundo a publicação, o código da versão 3.0.389 traz várias menções a uma funcionalidade chamada “multiview”.
As linhas encontradas se referem a ativar o recurso e sair dele, bem como avisos de que não é possível pausar, avançar ou retroceder no vídeo. Há também uma mensagem de erro, que sugere remover a transmissão e tentar adicioná-la novamente.
Apesar de serem apenas estas as informações encontradas, é possível especular que elas serviriam para ver dois eventos esportivos ao mesmo tempo. Não poder pausar, avançar ou retroceder faz mais sentido quando se trata de uma transmissão ao vivo.
O multiview do Prime Video pode fazer parte de um investimento maior do streaming em esportes. Nos EUA, a empresa fechou um acordo de 11 anos para transmitir mais jogos da NBA e WNBA, competições mais importantes do país no basquete masculino e feminino, respectivamente.
Já no Brasil, o serviço da Amazon terá os direitos de transmissão de um jogo por rodada do Campeonato Brasileiro a partir de 2025. Além disso, a plataforma já exibe jogos da Copa do Brasil.
Mostrar dois ou mais jogos ao mesmo tempo não é algo inédito. O Android Authority menciona como exemplo o YouTube TV, serviço de canais ao vivo por assinatura do YouTube, disponível apenas nos Estados Unidos. A plataforma já oferece seu multiview em smart TVs, tablets e smartphones Android.
No caso do serviço do Google, as transmissões são combinadas nos servidores da empresa. Com isso, o processamento dos diferentes streams não precisa ser feito pelo próprio aparelho, permitindo que produtos mais baratos e limitados consigam acessar a funcionalidade.
O próprio YouTube, sem ser a YouTube TV, é capaz de fazer isso. Nos últimos Jogos Olímpicos, a CazéTV transmitia as competições pela plataforma do Google e oferecia um mosaico com até quatro vídeos simultâneos.
Outro exemplo brasileiro é o Premiere, canal da Globo exclusivo para futebol. Ele conta com o mosaico multijogos na internet e também na tradicional TV por assinatura via cabo ou satélite.
Com informações: Android Authority, Neowin