Imposto de Renda 2025: Mac se recusa a rodar programa da Receita Federal
“O Item IRPF2025 Não Foi Aberto”, alerta macOS após tentativa de instalação. Tecnoblog tenta contato com a Receita Federal.
“O Item IRPF2025 Não Foi Aberto”, alerta macOS após tentativa de instalação. Tecnoblog tenta contato com a Receita Federal.
A Receita Federal liberou hoje o download do programa para declaração do Imposto de Renda 2025. No entanto, os adeptos do sistema macOS, da Apple, enfrentam dificuldades para abrir o aplicativo no Mac: um problema na forma como o software foi produzido impede a instalação.
O governo liberou a instalação via arquivo .dmg no site da Receita. Depois de baixado e montado no macOS, surge o aviso de que “A Apple não pôde verificar se o item IRPF2025 está livre de algum malware capaz de danificar o Mac ou comprometer sua privacidade”.
A Receita Federal respondeu ao Tecnoblog que o procedimento de instalação está descrito no site oficial, apesar de, em nossos testes, ser difícil localizar a referida página.
Todos os programas baixados fora da Mac App Store devem passar pela verificação do Gatekeeper, função de segurança do macOS que impede a execução de software não verificado pela Apple.
Eles também devem passar pelo processo de notarização da Apple, no qual análises automáticas são feitas para confirmar que estão livres de vírus, malwares e outras ameaças.
O sempre atento leitor Lucas Frazão, que é engenheiro de software e notou o problema, observou que o bundle do IRPF2025 foi concluído às 09h15 de ontem (12/03). Com isso, temos indícios de que ele não passou por todas as etapas de liberação do software, o que faz com que o Mac simplesmente se recuse a instalá-lo.
O aplicativo do IR2025 está disponível diretamente no site da Receita Federal. Caso você queira ignorar os alertas do macOS e instalá-lo mesmo assim, é necessário seguir os passos abaixo (por sua conta e risco):
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}