Proton VPN para Android agora funciona de graça e sem login

Além de acesso sem login no Android, Proton VPN vai oferecer servidores gratuitos no Brasil e outros 20 países durante as eleições

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 semanas
Proton VPN para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Proton VPN para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Proton VPN é um serviço tipicamente pago, mas oferece servidores gratuitos como parte de uma campanha anticensura. Por ter eleições em 2024, o Brasil foi incluído na lista de países beneficiados. Tem mais: o Proton VPN agora funciona gratuitamente no Android, sem exigir login.

VPN gratuita nas eleições

A disponibilização de servidores de VPN gratuitos como parte da campanha anticensura começou com 16 países, em março. Entre eles estão Senegal e Paquistão, que têm histórico de práticas eleitorais questionáveis, segundo a empresa.

“Esses eventos resultaram em aumentos no uso de VPN à medida que as pessoas tentavam burlar a vigilância e censura governamentais, destacando a função crucial das VPNs”, diz a Proton em nota.

Nesta semana, a companhia anunciou a expansão da oferta de servidores gratuitos para cinco países que terão eleições em 2024: Síria, Jordânia, Tunísia, Uzbequistão e Brasil. Com isso, a lista de países beneficiados vai aumentar para 21.

Vale lembrar que, no Brasil, as eleições ocorrerão no âmbito municipal, ou seja, haverá votação para prefeitos e vereadores.

A oferta de servidores gratuitos terá início duas semanas antes da data das eleições e durará até uma semana depois da votação. No Brasil, as eleições estão marcadas para 6 de outubro.

À medida que governos autoritários intensificaram seus esforços para restringir a liberdade dos seus cidadãos, nós também redobramos nossos esforços para defender essas mesmas liberdades com o Proton VPN. Proteger a liberdade de expressão e lutar contra a censura são batalhas diárias, e essa iniciativa e o lançamento de logins sem credenciais para Android são parte do nosso compromisso contínuo de avançar a liberdade na internet.

David Peterson, gerente-geral do Proton VPN

Proton VPN para Android com conexão sem login (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Proton VPN para Android com conexão sem login (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

VPN no Android sem login

Na esteira da campanha anticensura, a Proton anunciou que usuários do Android poderão utilizar o serviço de VPN gratuitamente e sem necessidade de login.

Isso significa que o usuário de Android precisa apenas baixar o aplicativo do Proton VPN para ter acesso ao serviço. Ao abrir o app, basta escolher a opção “Continuar como convidado”. Não é necessário criar conta.

A Proton afirma ter escolhido o Android para oferecer esse recurso por esse sistema operacional estar presenta em mais de 70% dos celulares. No Brasil, a participação do Android no mercado é de 81%, destaca a empresa com base em dados da World Population Review.

O uso do Proton VPN no Android sem login é válido em todo o mundo. Contudo, o usuário dessa modalidade não consegue escolher o país de origem do servidor. O serviço se conecta automaticamente à opção mais rápida naquele momento.

Para alternar entre os países é preciso aderir a um plano pago, que custa a partir de US$ 9,99.

Também é possível contar com o plano Proton Free, que é gratuito, mas oferece menos recursos e funciona apenas em um dispositivo.

Relacionados