Qualcomm promete facilitar atualizações do Android
Empresa diz que chips não são o maior gargalo para atualizações, mas quer ajudar fabricantes. Pixel 8 e Galaxy S24 receberão sete updates de Android.
Empresa diz que chips não são o maior gargalo para atualizações, mas quer ajudar fabricantes. Pixel 8 e Galaxy S24 receberão sete updates de Android.
A Qualcomm deverá anunciar uma novidade para ajudar fabricantes a manterem o Android de seus produtos atualizado. Segundo Chris Patrick, vice-presidente sênior e chefe de handsets, a designer de chips trabalha com o Google e com as marcas de smartphones para mudar a estrutura de códigos inseridos diretamente no sistema operacional.
A mudança na estrutura dos códigos inline seria como mudar o mecanismo de como estes updates são feitos, explica o executivo. Ele acredita que isso vai facilitar as atualizações e ajudar todo o ecossistema Android.
Patrick diz que a Qualcomm está trabalhando há anos para melhorar esta questão, mas ressalta que os chips não são o principal gargalo nas atualizações do Android. O executivo avalia que este processo é muito caro e muito complicado para as fabricantes.
O vice-presidente sênior falou sobre o assunto em uma entrevista para o site Android Authority. Ele revelou que a Qualcomm fará anúncios sobre estas mudanças ainda em 2024.
Apesar de não ter dado uma data, a empresa realiza anualmente o Snapdragon Summit — neste ano, o evento acontece na última semana de outubro. Antes disso, em setembro, ocorre a feira industrial IFA, em Berlim (Alemanha), que tem forte participação do setor de celulares. São duas oportunidades para fazer este anúncio.
Uma das grandes críticas feitas ao ecossistema Android é que muitos smartphones recebiam poucas atualizações ou até mesmo nenhuma. Nos últimos anos, isso vem mudando.
O Pixel 8, do Google, chegou ao mercado em 2023 com promessa de sete anos de atualização. Em 2024, a Samsung, que já oferecia quatro updates do Android, também elevou esta garantia para sete na linha Galaxy S24.
Nem todas as marcas chegaram a este nível: a Motorola promete três atualizações do Android, enquanto a Asus fica em apenas duas nas linhas Zenfone e ROG Phone.
Este novo padrão do mercado levou até a algumas reações inusitadas: o presidente da OnePlus, por exemplo, disse que não é tão importante garantir sete anos de atualizações do sistema operacional. A marca oferece quatro updates do Android e cinco anos de patches de segurança.
Com informações: Android Authority