Quer tirar a Meta AI do WhatsApp? APK alternativo é uma má ideia

Exclusivo • WhatsApp nos explicou que aplicativo não oficial pode conter vírus e outros tipos de malware.

Thássius Veloso
• Atualizado há 2 semanas
Resumo
  • O WhatsApp alerta que usuários devem evitar APKs alternativos para não contrair vírus e malware.
  • A Meta AI é um chatbot disponível no WhatsApp e Instagram, que serve para responder perguntas e executar tarefas simples.
  • A Meta recomenda o uso de versões oficiais do WhatsApp para segurança e funcionalidade, desestimulando a interação com a Meta AI.

A presença da Meta AI no WhatsApp tem incomodado inúmeros brasileiros. Mesmo assim, o conglomerado de Mark Zuckerberg adverte que a instalação de aplicativos sem a inteligência artificial pode levar à contaminação do smartphone por vírus e outros tipo de malware.

Meta AI é o nome do chatbot que recentemente desembarcou no Brasil, tanto no WhatsApp quanto no Instagram. A ideia da Meta é fornecer um assistente que responde perguntas e executa tarefas simples, como elaborar uma receita a partir dos ingredientes disponíveis na cozinha da pessoa.

Alguns adeptos da plataforma se queixam de que a Meta AI foi empurrada goela abaixo por Zuckerberg. Ela está por padrão na caixa de busca do WhatsApp em todos os telefones e num botão flutuante na versão do mensageiro para Android.

Por que evitar o APK alternativo?

A solução seria instalar uma versão antiga do WhatsApp, de modo que a ferramenta da Meta AI ainda não estivesse presente. O problema é que o WhatsApp não mantém um acervo com versões antigas do aplicativo, de modo que o usuário precisaria baixar o arquivo APK (voltado para o Android) em páginas de terceiros.

“Versões antigas, obtidas de terceiros não autorizados, podem conter malware e não incluem as últimas correções de bugs e recursos”, diz o WhatsApp com exclusividade ao Tecnoblog.

Em outras palavras: não é uma boa ideia instalar aquele APK, por mais que pareça inofensivo.

Sites como o APK Mirror oferecem os arquivos para download. Além de baixá-los no celular, é preciso entrar nos ajustes de sistema e liberar a instalação de software proveniente de fontes desconhecidas. Não é difícil de imaginar que um usuário com menos conhecimento da tecnologia se esqueça de reativar a proteção, o que deixaria o aparelho suscetível a mais vulnerabilidades.

Caminho sem volta

Além disso, é importante ter em mente que a inteligência artificial da Meta é um caminho sem volta. Todo o mercado de tecnologia está trabalhando na implementação de ferramentas de IA. A Samsung tem o Galaxy AI, a Apple liberou (de forma tímida) a Apple Intelligence, e a Microsoft revelou hoje novas habilidade do Copilot.

A recomendação é não interagir com a Meta AI. Desta forma, o sistema de IA do WhatsApp não registrará as comunicações contigo. Bastaria ignorar a função na área de pesquisa e o botão adicional no Android.

Ainda segundo a Meta: “Sempre recomendamos que os usuários utilizem as versões mais recentes do WhatsApp, baixadas de fontes confiáveis, para garantir a segurança das mensagens e para ter acesso a recursos e funcionalidades mais atualizadas.”

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog e também atua como comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com o Jornal Nacional e a GloboNews, entre outros veículos da imprensa. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais.