Razer mostra notebook gamer com três telas 4K
Trata-se do Project Valerie, laptop conceitual exibido na CES 2017
Você prefere um notebook gamer ou um desktop com três monitores? Melhor: que tal um laptop gamer com três telas? Pode até parecer uma ideia maluca, mas a Razer apresentou um notebook que leva essa ideia a sério. Me refiro ao Project Valerie, mais uma das atrações da CES 2017.
O equipamento tem uma tela fixa no meio e duas nas laterais que são retráteis. Assim, você pode usar uma ou as três telas ao mesmo tempo, conforme a necessidade. E não é um tipo qualquer de tela, não: os três painéis têm 17,3 polegadas, resolução 4K à taxa de 60 Hz e tecnologia IGZO com suporte a G-Sync (padrão que sincroniza a frequência de atualização da tela com a taxa de renderização da GPU).
A ideia, obviamente, é fazer o jogador ter experiências mais ricas nos jogos em primeira pessoa ou em simuladores de corrida, por exemplo. Para isso, é importante que o equipamento seja generoso no hardware. A Razer não detalhou a configuração, mas revelo que o Project Valerie conta com uma GPU Nvidia GeForce GTX 1080.
Olhando com um pouco mais de atenção, a gente percebe que o laptop tem outra característica incomum: o touchpad não fica abaixo do teclado, mas à direita deste, no espaço que tradicionalmente é preenchido com teclas numéricas. Não sei se isso ajuda na jogatina, mas não deixa de ser um detalhe interessante.
Mas esse é um produto em desenvolvimento, razão pela qual ainda deve passar por vários ajustes. Quem já pôde testar o protótipo viu, por exemplo, que os mecanismos das dobradiças das telas laterais não foram finalizados.
Outro detalhe percebido nos testes é que o equipamento esquenta bastante, o que sugere que os projetistas da Razer terão que trabalhar muito para resolver esse problema.
Não houve nenhum comentário da Razer em relação à bateria. Mas não dá para esperar milagre: com três telas de alta resolução e GPU parruda, uma tomada será obrigatório aqui.
Com essas três telas aí, também não dá para esperar um notebook fino, né? De fato, o Project Valerie é um trambolho, embora não muito: ele tem dimensões próximas aos laptops para games disponíveis atualmente.
Data de lançamento e preços ainda são informações desconhecidas. Mas se levarmos em conta que o Razer Blade Pro de 17 polegadas e GeForce GTX 1080 custa a partir de US$ 3.700 nos Estados Unidos, podemos pensar em algo com valor inicial de US$ 6.000. Isso, é claro, se o Project Valerie virar mesmo produto comercial.