Receita acaba com app Meu Imposto de Renda; veja novo procedimento
Aplicativo da Receita Federal incorporou funções do app Meu Imposto de Renda. Softwares do IRPF 2025 para PC e Mac foram mantidos.
Aplicativo da Receita Federal incorporou funções do app Meu Imposto de Renda. Softwares do IRPF 2025 para PC e Mac foram mantidos.
A Receita Federal escolheu esta quarta-feira (12/03) para anunciar as regras e procedimentos para a declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) em 2025. Uma das novidades é a unificação de serviços dentro do aplicativo da própria Receita Federal. Com isso, o app Meu Imposto de Renda deixa de existir.
Até então disponível para Android e iPhone, o Meu Imposto de Renda permitia preencher declarações de imposto de renda, acompanhar o status de processamento da declaração, consultar pendências (como declaração parada na malha fina), entre outros serviços.
Com o fim do aplicativo, que já não está mais hospedado na App Store e na Google Play Store, o cidadão terá que baixar o app Receita Federal, também disponível para iOS e Android, para executar esses procedimentos.
Quem não quiser baixar nenhum aplicativo pode recorrer ao site Meu Imposto de Renda como opção para fazer a declaração de IRPF. Por ali também é possível consultar o status da declaração, emitir DARF para pagamento de imposto, consultar data de restituição, entre outros.
Na verdade, a declaração feita a partir do app da Receita Federal vai direcionar para o site. Isso porque a Receita Federal pretende fazer as declarações serem realizadas somente pela web nos anos seguintes. Essa transição está sendo feita aos poucos, começando pelas declarações via dispositivos móveis.
A página Meu Imposto de Renda só será liberada para declaração do IRPF a partir de 1º de abril, porém.
Sim. Para quem realiza a declaração anual do imposto de renda via PC ou Mac, o aplicativo do IRPF 2025 para Windows, Linux e macOS vai ser liberado a partir de 13 de março. O programa do IRPF 2025 poderá ser baixado nesta página na Receita Federal.
Mas, novamente, quem não quiser instalar nenhum software em seu computador para fazer a declaração terá a opção de usar a página Meu Imposto de Renda para esse fim.
De acordo com a Receita Federal, deve declarar o IRPF 2025 todo cidadão que, em 2024, recebeu rendimentos tributáveis (como salário ou aposentadoria) acima de R$ 33.888, montante que corresponde a pelo menos R$ 2.824 por mês.
Também deve fazer a declaração quem teve, por exemplo:
O período de declaração do IRPF 2025 começa em 17 de março e vai até 30 de maio de 2025. A Receita Federal esperar receber 44,2 milhões de declarações neste ano.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}