Reddit atualiza regras e fica mais difícil protestar com “apagão”

Rede social de fóruns agora exige que moderadores de subfóruns preencham um formulário para alterar visibilidade da comunidade. Medida vai prejudicar protestos futuros

Felipe Freitas
Ícone do Reddit no celular (Imagem: Shutterstock)
Reddit sofreu protestos de usuários com apagões de fóruns, mas nova regra dificulta deixar um sub privado (Imagem: Shutterstock)

O Reddit atualizou nesta segunda-feira (30) o funcionamento da edição dos fóruns. A partir de hoje, os moderadores dos subs terão que preencher um formulário explicando o porquê estão trocando a visibilidade e tipo de conteúdo postado na comunidade. Assim, caso um subreddit (como são chamados os fóruns da plataforma) queira se tornar privado ou com conteúdo para maiores de idade, a equipe do Reddit terá que aprovar ou não o pedido.

Antes disso, os moderadores dos subs poderiam alterar por conta própria a visibilidade e tipo de conteúdo postado na comunidade. Se um fórum se torna privado, apenas membros podem interagir no sub — e é necessário ser aprovado pela moderação para se tornar um membro.

Se o conteúdo não é seguro para o trabalho (not safe for work, ou NSFW), seja pornografia ou outros conteúdos sensíveis para menores de idade, o subreddit não é exibido nos resultados das buscas do Google e outros buscadores. Contudo, essa facilidade de alterar as comunidades foi usado em um protesto contra o Reddit.

Atualização do Reddit vai prejudicar protestos

Subreddit da Steam durante protestos contra mudança na API do Reddit permitiu apenas publicações sobre vapores (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Subreddit da Steam durante protestos contra mudança na API do Reddit permitiu apenas publicações sobre vapores (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Em 2023, milhares de subs do Reddit protestaram contra a atualização no preço da API da plataforma. Moderadores privaram as comunidades ou alteraram o tipo de conteúdo para NSFW, prejudicando o tráfego da plataforma nas buscas — e subs NSFW não exibem ads.

O Reddit é um dos sites usados para sanar dúvidas e costuma ser bem ranqueado no Google — esses protestos até afetaram os resultados da big tech.  

A onda de protestos foi chamado de “apagão do Reddit”, já que visava cortar a visibilidade de conteúdos na rede social. Consequentemente, as receitas de anúncios do Reddit foram afetadas. A rede social ameaçou banir moderadores que mantivessem os subs privados ou NSFW.

Para seguir protestando sem apagão, r/pics só permitiu postagem de fotos do John Oliver (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Para seguir protestando sem apagão, r/pics só permitiu postagem de fotos do John Oliver (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A nova política de atualização de conteúdo de subreddits responderá em até 24 horas sobre as mudanças — em casos de fóruns grandes ou com mais de 30 dias de existências. Já os subs com menos de 5.000 membros ou menos de 1 mês serão atualizados sem precisar de uma aprovação do Reddit.

Contudo, os subs poderão realizar pausas de até sete dias nas publicações. Assim, se um fórum passa a receber muitos usuários e os moderadores querem restringir as publicações, podem usar essa ferramenta.

Apesar da novidade prejudicar esses tipos de protestos, nada impede as comunidades a protestarem contra o Reddit de outras formas. Por exemplo, para impedir os banimentos, alguns subs passaram a publicar conteúdos fora do tema. Por exemplo, o r/Apple ficou postando apenas fotos do Tim Cook, enquanto o r/Steam postava apenas fotos de coisas com vapor.

Com informações: The Verge

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.