Relógio inteligente avisa colegas quando você está ocupado

Mais que uma plaquinha, gadget se conecta a chamadas, bloqueia distrações e ainda conversa com dispositivos de casa inteligente.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado às 17:20
Resumo
  • O Busy Bar é um novo dispositivo que indica quando alguém está ocupado e se conecta a chamadas, ajudando a bloquear distrações.
  • Ele exibe mensagens como “Busy” e “On Call” em um display de baixa resolução com 72 x 16 LEDs, e pode bloquear notificações do smartphone.
  • O aparelho é compatível com o protocolo Matter e oferece um SDK de código aberto para automações e personalizações de desenvolvedores.

Um novo aparelho chamado Busy Bar promete dar um pouco de paz para quem trabalha em escritório. O dispositivo, que lembra um rádio-relógio, pode ficar na mesa ou preso no monitor, e uma tela indica que o usuário está ocupado ou em uma ligação.

Como a Busy Bar funciona?

A Busy Bar (“barra de ocupado”, em tradução livre) tem um display de baixíssima resolução, com 72 x 16 LEDs, o que dá um aspecto pixelado para os avisos. Ele pode mostrar status como “Busy” (ocupado) ou “On Call” (em uma ligação).

O aparelho pode se conectar ao computador ou ao celular, operando de modo integrado. Ao abrir uma chamada do Zoom, por exemplo, a tela muda automaticamente para “On Call”. Também é possível configurar o dispositivo para que, ao ativar um sinal de ocupado, as notificações do smartphone (seja Android ou iOS) sejam bloqueadas.

E ainda não acabou: como usa o protocolo Matter, dá para criar automações envolvendo a Busy Bar e itens de casa inteligente, como trancar a porta durante uma gravação de vídeo ou podcast. Outra possibilidade de uso é virar a tela para você mesmo e ativar o timer da técnica Pomodoro, alternando entre ciclos de trabalho e pausas de descanso.

O aparelho conta com um SDK de código aberto, o que permite que desenvolvedores transformem a tela para que ela exiba cotações da bolsa de valores em tempo real, por exemplo.

Apesar de todas essas conexões, a Busy Bar pode funcionar de um modo mais analógico, graças a um botão grande, para iniciar ou parar o timer, e um botão giratório, para ajustar o intervalo de trabalho.

Quanto custa o seu sossego?

A Busy Bar foi criada pela mesma empresa do Flipper Zero, espécie de “canivete suíço” de conectividade, que criou polêmica ao ser usado para abrir portões e destrancar carros.

O relógio é inofensivo e não deve ter tantos problemas deste tipo, mas o preço pode ser controverso: US$ 249, ou R$ 1.472, em conversão direta. Talvez este seja o custo de não ser incomodado pelos colegas.

Com informações do The Verge

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.