SAC da HP vai enrolar os consumidores de propósito

Medida da empresa, aplicada em alguns países europeus, pretende forçar clientes a utilizarem o serviço de atendimento virtual.

Felipe Freitas
• Atualizado 24/02/2025 às 10:09
Resumo
  • A HP pretende aumentar em 15 minutos o tempo de espera no SAC telefônico para incentivar o uso do suporte virtual, mesmo que não haja fila.
  • A empresa busca direcionar clientes para páginas de autoatendimento e atendimento automatizado.
  • A medida, por enquanto, deve ser aplicada na Alemanha, França, Irlanda, Itália e Reino Unido. Ela não inclui o Brasil.

A HP vai aumentar o tempo de espera do SAC telefônico em 15 minutos em alguns países europeus. Mesmo que os canais estejam vazios e não haja fila, os clientes terão que aguardar esse tempo antes de serem atendidos. O motivo é forçar os clientes a utilizarem o suporte virtual.

Conforme revelado pelo site The Register, que teve acesso ao documento que informa a nova política de atendimento, Alemanha, França, Irlanda, Itália e Reino Unido são os países que terão esses 15 minutos de espera no SAC telefônico.

A HP informou ao Tecnoblog que a medida não inclui o Brasil.

Por que a HP vai forçar um tempo de espera no SAC via telefone?

A HP quer levar os clientes a usarem o atendimento virtual, que inclui o atendimento com bot, pessoa ou a página para que o consumidor tente resolver os problemas por conta própria. Aos olhos da companhia, atrasar o atendimento telefônico é a melhor maneira de levar o cliente para o SAC virtual.

No documento obtido pelo The Register, o foco da HP é que os consumidores usem as páginas que explicam como resolver por conta própria os possíveis problemas dos seus dispositivos.

Ao ligar para o SAC, o cliente será recebido com uma mensagem de voz informando que o sistema está com um tempo de espera maior do que o normal. É aqui que a espera de 15 minutos é passada.

A mensagem então sugere que o consumidor acesse o site da HP para resolver mais rapidamente o seu problema, informando a URL da página de suporte por bot. O áudio será repetido no quinto, décimo e décimo-terceiro minuto.

É provável que a medida também vise cortar gastos com empregados do time de suporte — talvez para ajudar a pagar a compra da Humane. Afinal, há um gasto em manter pessoas em prontidão no telefone para lidar com consumidores. Isso inclui o custo com funcionários e equipamentos. O gasto do atendimento online, via redes sociais ou por bot, é menor que o SAC telefônico.

Confira a resposta da HP

A empresa nos enviou o seguinte comunicado em 21/02 às 15h45:

“A HP está sempre em busca de maneiras de aprimorar a experiência de atendimento ao cliente. Essa iniciativa foi desenvolvida para ampliar as opções digitais, com o objetivo de reduzir o tempo de resolução das solicitações. No entanto, observou-se que muitos clientes não estavam cientes das opções de suporte digital disponíveis. Com base no feedback inicial, ficou evidente que a possibilidade de falar com um atendente em tempo hábil é fundamental. Por isso, a HP continuará priorizando o acesso rápido ao suporte telefônico, garantindo uma experiência excepcional para seus clientes.”

– Comunicação da HP

Com informações de The Register

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.