Sam Altman, da OpenAI, anuncia IA “coach de saúde” para pacientes crônicos
Thrive AI Health quer democratizar acompanhamento de saúde e mudanças de hábito usando IA. Fundo da OpenAI dará apoio à startup.
Thrive AI Health quer democratizar acompanhamento de saúde e mudanças de hábito usando IA. Fundo da OpenAI dará apoio à startup.
O OpenAI Startup Fund e a Thrive Global anunciaram a criação da Thrive AI Health, que vai construir um “coach de saúde” baseado em inteligência artificial. Customizado e personalizado, o assistente pretende ajudar pacientes com doenças crônicas a melhorarem seus hábitos.
O anúncio foi feito por Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI, e Arianna Huffington, fundadora e CEO da Thrive Global. Você já conhece a OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, Dall-E e mais ferramentas de IA. Já a Thrive Global é menos famosa — a empresa oferece soluções de produtividade e bem-estar para empresas.
Usar dados sobre o usuário e IA para melhorar a saúde não é algo exatamente novo. Apple, Google e Samsung, por exemplo, têm plataformas de saúde há anos, com recomendações de exercícios e sugestões para cuidar da saúde mental. A Microsoft tem até funções de cardápio e atividades físicas no Copilot.
A própria Samsung deve apresentar em breve o My Vitality Score, que foi anunciado em fevereiro. O recurso usa sono, atividade física e frequência cardíaca, entre outros dados, para dar uma pontuação e definir metas para o usuário.
A metodologia da Thrive AI Health vai por um caminho parecido, ao se basear em cinco hábitos: sono, alimentação, movimento, estresse e conexões sociais.
A ideia é que a IA coach aprenda as preferências do usuário — quando ele costuma andar, o que ele gosta de comer, entre outras — e oferecer alertas e recomendações em tempo real. Além disso, a tecnologia vai usar a metodologia de mudança de comportamento da Thrive, que inclui pequenas atitudes diárias que ajudam a construir hábitos mais saudáveis.
“Troque seu terceiro refrigerante da tarde por água e limão, faça uma caminhada de dez minutos com seu filho após buscá-lo na escola às 15h15, comece sua rotina de relaxamento às 22h, já que você tem que acordar às 6h da manhã para pegar seu voo”, exemplificam os fundadores.
Com isso, a startup quer ajudar pacientes crônicos, como pessoas com diabetes ou problemas cardiovasculares. A startup fala em democratizar e facilitar o acompanhamento que já existe para pessoas com mais recursos.
Além disso, o coach poderá adaptar os conselhos a cada realidade, como recomendar uma receita barata, com poucos ingredientes, para substituir o fast food, por exemplo, ou trocar o tempo nas redes sociais por uma atividade mais saudável e conectada com outras pessoas.
Altman e Huffington dizem que o coach de saúde com IA estará disponível em um aplicativo móvel e também nas plataformas corporativas da Thrive Global. Eles não deram uma previsão de lançamento.
Com informações: Time, TechCrunch