Samsung avisa: usar carregadores de má qualidade pode fazer seu celular descascar
Fabricante publicou em seu blog que carregadores rápidos não compatíveis com celulares Samsung pode descascar a pintura do aparelho
Fabricante publicou em seu blog que carregadores rápidos não compatíveis com celulares Samsung pode descascar a pintura do aparelho
A Samsung divulgou nesta quinta-feira (29) que carregadores de má qualidade podem descascar a pintura dos seus celulares. A fabricante publicou um texto sobre o assunto na sua página de suporte no Canadá. A Samsung informa que falhas no aterramento de carregadores afetam a anodização no chassi, processo que dá a cor ao aparelho.
Se você (assim como eu) não lembro das aulas de química e física, vamos explicar de modo simplificado o que é anodização. Nessa técnica, o produto pintado é mergulhado em uma solução. Depois, uma corrente elétrica é aplicada para criar uma película de óxido, que protege a pintura. Inclusive o iFixit utilizou essa técnica para criar uma pintura nova para o iPhone 15 Pro
Publicado por @mishaal_rahmanVer no Threads
Como explica a Samsung, o aterramento ruim de carregadores de baixa qualidade causa um “vazamento” de corrente elétrica ao segurar o celular que está carregando. Como a pintura é feita por uma técnica que envolve eletricidade, a “fuga” da corrente acaba afetando o chassi do celular.
Pelo texto da fabricante, o problema é maior com carregadores de alta velocidade. Contudo, esse tipo de equipamento, se usado corretamente, não vai prejudicar a pintura e nem a bateria do seu celular.
A Samsung também explica que o uso de TENS, aquele massageador elétrico usado em fisioterapias, energizado pelo celular também prejudica a pintura do dispositivo. A recomendação, assim como nos carregadores, é não usar o massageador enquanto segura o celular.
No texto, a Samsung reforça que não há problema em carregar os celulares com carregadores de outra marca. A empresa diz que os clientes devem buscar produtos de marcas confiáveis, com produtos de maior qualidade e que cumpram as exigências do padrão Qi — no caso de carregadores sem fio.