Samsung esquece de pagar domínio e paralisa extensão para Chrome
Extensão do Samsung Internet para Chrome caiu nos últimos dias.
Extensão do Samsung Internet para Chrome caiu nos últimos dias.
A Samsung parece ter esquecido de pagar o domínio samsunginternet.com, onde hospedava a extensão do Samsung Internet para o Google Chrome. Ao acessar a página da ferramenta, o usuário é recebido por uma tela informando que o domínio está à venda. Não se sabe exatamente quando o recurso parou de funcionar, mas há reclamações de usuários desde o fim de outubro.
O problema maior da extensão estar indisponível não é a experiência do usuário, mas o risco de o domínio ser adquirido por pessoas mal-intencionadas. A Samsung é a fabricante líder em vendas de celulares no mundo, o que faz com que seus clientes sejam alvos desejados. Só a extensão conta com 100.000 usuários, enquanto o navegador, segundo informações publicadas pela marca em 2016, tinha 400 milhões de usuários ativos.
Ter um domínio que é capaz de soar mais verídico ao alvo aumenta as chances de cibercriminosos terem sucesso em golpes de phishing. Um samsunginternet.com é mais fácil de enganar uma vítima do que um samsunginternet2.com.xyz.
Por outro lado, caso alguém compre o domínio, a Samsung pode buscar a Justiça para reaver o nome. O Tecnoblog tenta contato com a gigante da tecnologia para saber as orientações aos consumidores. Este texto será atualizado quando a Samsung se pronunciar.
Essa extensão é útil para os usuários que preferem usar o navegador da Samsung no celular e o Chrome no computador — seja Windows, Linux ou Mac, caso você tenha um dispositivo macOS e celular Samsung. Com a extensão, o usuário pode sincronizar a lista de favoritos entre os navegadores e dispositivos.
A sincronização é feita logando com a conta Samsung na extensão. O Chrome e o Opera, por exemplo, são alguns navegadores que permitem utilizar contas para que o histórico e favoritos sejam passados do navegador para o computador.
A solução momentânea para sincronizar os dados de navegação é usar a versão do Samsung Internet para Windows — ou usar o Chrome para o Galaxy.
Com informações: SamMobile e Android Authority