Exclusivo: Galaxy Ring está pronto para ser vendido no Brasil

Anel inteligente da Samsung passa pela homologação na Anatel. Lançamento será em 10 de julho, durante edição do Unpacked em Paris, com cobertura presencial do Tecnoblog.

Emerson Alecrim Everton Favretto
Por e
• Atualizado há 2 semanas
Samsung Galaxy Ring (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Samsung Galaxy Ring passa por homologação da Anatel para venda no Brasil (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Samsung submeteu os documentos e obteve homologação do Galaxy Ring junto à Anatel. Na prática, isso significa que o misterioso anel inteligente poderá ser vendido no Brasil desde o lançamento global, marcado para 10 de julho.

O acessório deve ser apresentado durante a próxima edição do Unpacked, em Paris. Espera-se que a Samsung revele detalhes técnicos e preços no evento.

O Ring foi exibido pela primeira vez – ainda como um teaser – no primeiro Unpacked de 2024, ainda em janeiro, quando foi apresentada a linha do Galaxy S24. Depois, foi fotografado na MWC, a feira de telecomunicações de Barcelona, em fevereiro. Até agora, porém, ninguém de fora da Samsung conseguiu manusear o dispositivo.

Saiba os detalhes da homologação

O processo de homologação pela Anatel foi aprovado em 26 de junho de 2024. É possível que a Samsung lance o Galaxy Ring com data próxima ou igual à do lançamento internacional, portanto.

Abaixo estão os códigos dos modelos verificados na plataforma da Anatel:

  • SM-Q500
  • SM-Q501
  • SM-Q502
  • SM-Q503
  • SM-Q505
  • SM-Q506
  • SM-Q507
  • SM-Q508
  • SM-Q509

Eles condizem com a homologação do Galaxy Ring nos Estados Unidos.

A homologação é uma etapa necessária para que dispositivos com recursos de telecomunicações sejam comercializados no Brasil, mesmo sob importação. No processo, a Anatel verifica se o produto cumpre normas de qualidade, segurança e funcionamento.

Um dos documentos da homologação do Galaxy Ring (imagem: reprodução/Anatel)
Um dos documentos da homologação do Galaxy Ring (imagem: reprodução/Anatel)

O que é Galaxy Ring?

O Galaxy Ring é um anel inteligente (smart ring) que deve ter pelo menos nove variações de tamanho e três opções de bateria. O dispositivo terá diversas funções de rastreamento de parâmetros de saúde, aparecendo como uma alternativa a relógios e pulseiras inteligentes.

Contudo, a intenção da Samsung não é substituir smartbands ou smartwatches. O Galaxy Ring deve vir para ser uma opção para quando o uso dos demais dispositivos não for possível ou prático. Por exemplo, é muito mais cômodo dormir usando um anel do que um relógio.

Os documentos da homologação mostram que o Galaxy Ring contará com tecnologias como Bluetooth LE e NFC, e terá uma base de recarga sem fio, como esperado.

Três anéis inteligentes em um suporte redondo
Galaxy Ring terá pelo menos três opções de cores: preto, prata e dourado (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Entre as funções aguardadas para o anel estão monitoramento de frequência cardíaca, respiração e sono. Os principais recursos do gadget deverão ser potencializados com inteligência artificial.

Além do Galaxy Ring, a Samsung deve anunciar dispositivos como Galaxy Z Fold 6, Galaxy Z Flip 6, Galaxy Buds 3, Galaxy Buds 3 Pro e novos modelos Galaxy Watch no Unpacked do dia 10 de julho. O Tecnoblog estará no evento para cobrir todas as novidades!

Relacionados