Samsung: One UI 7 terá biblioteca de aplicativos na vertical
Versão beta da interface mostra mudança na maneira de navegar na biblioteca de apps, abandonando as páginas para adotar uma rolagem fluída
Versão beta da interface mostra mudança na maneira de navegar na biblioteca de apps, abandonando as páginas para adotar uma rolagem fluída
A versão beta da One UI 7 mostra que a Samsung vai adotar uma lista vertical na biblioteca de aplicativos. Atualmente, a interface dos celulares Galaxy exibe os apps em páginas, na qual você arrasta para os lados para visualizá-los. Já na One UI 7, a Samsung usará um menu de rolagem vertical, sem trocas de telas.
A novidade, como mostrado em um vídeo da versão beta da One UI 7, permite uma usabilidade mais fluída. No formato de páginas, se o usuário possui muitos aplicativos, pode acabar passando a página em que está o app buscado. Já com a opção de rolagem, você apenas arrasta o menu e as fileiras vão surgindo — se passar uma linha a mais, sem problemas, pois o app que você busca seguirá visível.
Um vídeo publicado pelo site Android Authority mostra como é o funcionamento desse novo menu. Além do arrastar para baixo, o usuário da One UI 7 poderá mover a barra de rolagem para selecionar os apps na ordem alfabética. Esse funcionamento é similar ao de arrastar a barra de rolagem no Google Fotos para selecionar rapidamente a data em que a foto foi tirada.
Se você é fã da lista de aplicativos organizada por página (também chamada de horizontal), fique tranquilo: o beta da One UI 7 mostras que é possível selecionar esse funcionamento. Porém, por padrão, a interface da Samsung trará a lista vertical, com rolagem fluída.
Outra mudança visualizada no vídeo é a barra de pesquisa. Na One UI 7, a barra está posicionada na parte inferior da tela, não mais na parte superior.
A própria Samsung confirmou que a One UI 7 será lançada em janeiro de 2025 — ou seja, no próximo mês. É esperado que o anúncio da nova versão do sistema operacional coincida com a apresentação da linha Galaxy S25, a nova geração de celulares premiums da marca.
Um vazamento no site da Samsung Espanha mostrou o visual da One UI 7. A próxima geração da interface dos celulares e tablets Galaxy ficará mais parecida com o iOS, sistema operacional do iPhone.
Com informações: Android Headlines e Android Authority