Samsung tem a solução para você nunca mais perder o cartão de crédito

Samsung anunciou cartão de crédito na Coreia do Sul que vem com Bluetooth LE para facilitar localização em caso de perda

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 semanas
Samsung tem a solução para você nunca mais perder o cartão de crédito (imagem: divulgação/Samsung)
Samsung tem a solução para você nunca mais perder o cartão de crédito (imagem: divulgação/Samsung)

Já pensou em ter um cartão de crédito com Bluetooth? Pois saiba que esse é um dos mais recentes lançamentos da Samsung para a Coreia do Sul. A novidade usa a tecnologia de comunicação sem fio para que o usuário rastreie o cartão em caso de perda.

O cartão tem bandeira American Express e foi lançado em parceria com a KB Kookmin Card, uma subsidiária do grupo coreano KB Financial. Oficialmente, ele é chamado de KB Kookmin SkyPass IoT Titanium Card.

Cartão com Bluetooth LE

O “IoT” (sigla em inglês para internet das coisas) no nome se refere à implementação de conectividade Bluetooth LE (BLE) no cartão.

Isso porque o cartão é compatível com a tecnologia SmartThings Find, da própria Samsung. Por meio dela, o usuário pode localizar celulares, tablets, relógios e fones de ouvido da marca. O cartão é mais um dispositivo compatível com o serviço.

Em caso de perda do cartão, o usuário só precisa utilizar o app ou site do SmartThings Find para tentar localizá-lo. O serviço indicará o último local com o qual o cartão se conectou ao celular via BLE, bem como pode mostrar o histórico de localização dos últimos setes dias.

Também dá para fazer o inverso, isto é, usar o cartão para localizar o celular. Isso porque a novidade tem um discreto botão que, quando tocado, faz o smartphone tocar.

Cartão de crédito com Bluetooth (imagem: divulgação/Samsung)
Cartão de crédito com Bluetooth (imagem: divulgação/Samsung)

Existe ainda uma função de prevenção de perda. É possível ativar uma configuração que faz o usuário ser notificado quando o cartão de crédito sai do raio de alcance do celular.

Se você acha que tudo isso faz o cartão necessitar de bateria, acertou. O KB Kookmin SkyPass IoT Titanium Card possui uma bateria com autonomia de até 30 dias em uma única carga completa. A recarga é feita via indução, isto é, requer um carregador sem fio.

Disponibilidade

A Samsung não revelou planos de lançar um cartão de crédito semelhante fora da Coreia do Sul. Até por lá a novidade é limitada: pelo menos por enquanto, somente 1.000 cartões serão emitidos.

Não é algo disruptivo, de todo modo. Com serviços como Google Pay, Apple Pay e o próprio Samsung Pay, a maneira mais fácil de não perder um cartão é utilizando um que seja compatível com esses serviços.

Com informações: SamMobile

Relacionados