Gigante chinesa Huawei vai voltar a disputar no Brasil com Apple e Samsung

Smartphones da Huawei devem desembarcar nas próximas semanas. Empresa planeja evento de lançamento em São Paulo.

Thássius Veloso
• Atualizado 12/06/2025 às 11:13
Resumo
  • Huawei planeja lançar celulares no Brasil nas próximas semanas. Projeto ainda é mantido em sigilo.
  • Post no Instagram faz referência ao aparelho Huawei Mate X6.
  • Anatel apoia novas fabricantes que investem em produção nacional e pesquisa.

Os chineses realmente estão com apetite voraz para investir no mercado brasileiro. No que depender da gigante de telecomunicações Huawei, os primeiros celulares da nova investida por aqui devem ser anunciados nas próximas semanas. O assunto é tratado com máximo sigilo.

A ideia é trazer mais competição para uma disputa dominada pela Samsung e Motorola nos aparelhos de categoria básica ou intermediária, e pela Apple e Samsung nos topos de linha. Os times envolvidos no projeto acreditam que têm produtos diferenciados para conquistar os brasileiros.

A Huawei deixou de vender smartphones no mercado doméstico em 2019, após a sanção imposta pelos Estados Unidos. Ela continua com outros produtos eletrônicos, como relógios e, mais recentemente, tablets.

O perfil da Huawei no Instagram já estampa um teaser para o retorno ao país, que faz alusão ao primeiro contato dos brasileiros com a marca. O vídeo traz a traseira de um telefone que lembra o Mate X6 ou o Mate XT. Não se sabe qual deles será apresentado por aqui. O site da Huawei também já exibe a categoria “Telefones”, que antes não estava disponível.

Além disso, o Tecnoblog apurou que a Huawei já realiza a homologação de equipamentos na Agência Nacional de Telecomunicações. Essa etapa é fundamental para que os produtos sejam vendidos no país. Por ora, a documentação que passou na Anatel trata de baterias de íon de lítio para dispositivos eletrônicos. A estrutura das peças nos revela que são baterias de celulares.

O próximo projeto da Huawei pode surpreender pela tecnologia dos dispositivos, com funcionalidades inéditas no setor. No começo do ano, o público se surpreendeu com o Huawei Mate XT Ultimate Design, aparelho dobrável com o incomum formato trifold. O Tecnoblog pôs as mãos no aparelho durante o congresso MWC 2025, realizado em Barcelona.

Mais concorrência no Brasil

Você deve ter notado a recente investida de Jovi, Oppo e Realme por aqui. Todas elas são chinesas, vendem milhões de unidades no país de origem, desenvolvem tecnologia própria e agora querem fisgar o consumidor nacional. A Realme ultrapassou a Apple em vendas no primeiro trimestre.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, nos disse nesta semana que todas as empresas “são bem-vindas” no Brasil. Ele celebrou os projetos de fabricação local, em Manaus e São Paulo, que levam à geração de empregos e investimentos em pesquisa – dois requisitos para receber benefícios fiscais, é bom que se diga.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

O jornalista Thássius Veloso é uma voz proeminente na cobertura de tecnologia no Brasil, com atuação em feiras de eletrônicos, TI e inovação desde 2008. Como editor no Tecnoblog e comentarista na rádio CBN, traduz o complexo universo digital ao grande público. Sua experiência inclui os principais eventos internacionais (CES, IFA e MWC) e conferências de gigantes como Apple, Meta, Microsoft, Samsung e Google. Reconhecido por sua capacidade de provocar reflexões sobre o futuro, Thássius atua como palestrante e apresentador em grandes eventos, como Web Summit, Rio Innovation Week e Futurecom, e também como professor de media training, com linguagem jovem e despojada. Suas análises e reportagens já foram destaque no Jornal Nacional e GloboNews. Venceu três vezes o Prêmio Especialistas e foi indicado quatro vezes ao Comunique-se. Ativo nas redes sociais (@thassius) e no site thassius.com, é um dos principais influenciadores de tecnologia do país.