SoC da Nvidia para notebooks pode ter GPU integrada equivalente à RTX 4070

Nvidia não anunciou CPUs Arm na Computex 2025, mas novo rumores indicam novo chip com GPU potente para o segmento gamer.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 13:50
Resumo
  • Rumores indicam que a Nvidia está desenvolvendo uma APU com desempenho gráfico similar ao de uma GeForce RTX 4070, voltada para notebooks gamer.
  • O chip pode adotar arquitetura Arm e estariam sendo desenvolvidos a partir de uma parceria com a MediaTek.
  • Segundo uma imagem vazada, o novo chip deve ter um padrão de consumo energético entre 80 W e 120 W, com oito módulos posicionados ao redor do processador principal.

A Computex 2025 passou e, ao contrário do esperado, a Nvidia não aproveitou o evento para anunciar a sua primeira leva de CPUs com arquitetura Arm para PCs. Mas isso não significa que este é um assunto encerrado: novos rumores sugerem que a companhia está trabalhando em uma APU com gráficos equivalentes aos de uma GPU GeForce RTX 4070.

Os rumores anteriores dão conta de que a Nvidia lançará dois SoCs para PCs batizados como N1X e N1. Eles terão núcleos Cortex-X925 de alto desempenho e núcleos Cortex-A725 de eficiência energética, e estão sendo desenvolvidos em parceria com a MediaTek, se os burburinhos estiverem corretos.

Já os rumores mais recentes parecem não ter relação com esses chips. A suposta nova APU viria para equipar, especificamente, notebooks de categoria gamer, com o diferencial de, novamente, ter a arquitetura Arm como base e ser fruto de uma parceria com a MediaTek.

Talvez chamar esse projeto de APU não seja adequado, pois esse é um termo técnico adotado pela AMD. Nesse sentido, o ideal seria usar o termo SoC. Seja como for, o termo APU é usado aqui para designar processadores que combinam CPU e GPU.

Como será a suposta APU da Nvidia para PCs?

De acordo com uma imagem vazada pelo canal Moore’s Law is Dead, no YouTube, o novo chip terá um padrão de consumo energético entre 80 W e 120 W, além de oito módulos ao redor do chip principal, que provavelmente consistem em componentes de memória LPDDR5x.

A tal imagem, que teria sido obtida junto a um funcionário da Nvidia próximo ao projeto, informa ainda que essa APU será anunciada no quarto trimestre de 2025 ou no primeiro trimestre de 2026.

De modo complementar, o site taiwanês UDN sugere que o novo chip terá desempenho gráfico equivalente ao de uma GPU GeForce RTX 4070, mas com eficiência energética otimizada, o que faz sentido se a proposta do projeto for mesmo a de atender ao segmento gamer.

Essa otimização faria a APU trabalhar com 65 W, mas oferecer desempenho similar ao de uma RTX 4070 de 120 W. Note que essa informação é conflitante em relação à imagem vazada pelo Moore’s Law is Dead, que menciona uma faixa de consumo de 80-120W. Mas, como ainda estamos no campo dos rumores, nada pode ser descartado.

É possível até que, no fim das contas, ambos os veículos estejam falando de projetos diferentes. Por ora, o que parece certo é que a Nvidia vai mesmo lançar chips com CPU para PCs, cedo ou tarde.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.