Spotify Daylist: playlist que muda ao longo do dia chega ao Brasil
Novidade está disponível de graça para usuários do Spotify. Empresa aposta na personalização.
Resumo
- O Spotify lançou o recurso Daylist no Brasil, que adapta a playlist conforme o momento do dia e o histórico de audição do usuário.
- A playlist muda de nome e conteúdo ao longo do dia, sugerindo tanto músicas conhecidas quanto novas recomendações baseadas em “musical descriptors”.
- A Daylist está disponível no hub “Made for You” do aplicativo, e pode ser acessada por todos os usuários, incluindo os da versão gratuita.
- O usuário pode salvar a versão atual da playlist antes da atualização automática usando a função “Adicionar a outra playlist”.
O Spotify anunciou a chegada de um novo recurso para os usuários brasileiros: a Daylist. Trata-se de uma playlist que se modifica ao longo do dia, atualizando seu título e conteúdo. As mudanças se baseiam no que o usuário costuma ouvir em momentos específicos do dia. Ela surge a partir de hoje, dia 04/09, para os usuários.
O recurso já estava disponível em diversos países, e, segundo a empresa, se tornou um dos mais populares da plataforma. Além do português, a Daylist também fica disponível em 14 outros idiomas.
Você pode encontrar a sua daylist no hub “Made for You” do aplicativo do Spotify para celular. Também é possível pesquisar por “daylist” para começar a usar ou acessar spotify.com/daylist. Tanto assinantes quanto usuários da versão gratuita da plataforma têm acesso à novidade.
Daylist oferece o que você já ouve, mas também faz sugestões
Numa entrevista coletiva, o Spotify explicou o funcionamento da playlist dinâmica. A empresa desenvolveu certos marcadores, ou “musical descriptors”, que caracterizam músicas de acordo com tema, gênero, ritmo e outras variáveis.
Por meio de machine learning, esses marcadores são associados ao que o usuário ouve nos vários períodos do dia. Assim, as playlists apresentam um misto de músicas tocadas frequentemente com novas recomendações que se encaixariam naquele horário.
Os “musical descriptors” também entram em cena para criar os títulos das playlists, que destacam gêneros musicais compatíveis com o humor do usuário naquele período do dia. Os gêneros também são listados na descrição da versão atual da playlist, assim como o horário da próxima atualização.
O recurso é mais um voltado para personalização da experiência de consumo musical. Segundo o streaming, 81% dos usuários citam este aspecto como seu favorito na plataforma. Não à toa o Spotify o enfatiza tanto.
Vale destacar que a playlist atual some quando uma atualização acontece. Mas, caso do você goste da versão atual, pode salvá-la na sua biblioteca, adicionando-a a uma playlist existente ou salvando-a com outro nome. Basta utilizar o recurso “Adicionar a outra playlist”.
Leia | Como colocar foto na playlist do Spotify [Celular e PC]