Spotify reclama de mudança nos botões de volume do iPhone
Apple impede que botões do iPhone controlem volume de aparelhos pelo Spotify Connect. Para streaming, decisão contraria regras de União Europeia
Apple impede que botões do iPhone controlem volume de aparelhos pelo Spotify Connect. Para streaming, decisão contraria regras de União Europeia
Usuários do Spotify não poderão mais usar os botões de volume do iPhone para controlar o volume de outros aparelhos pelo Spotify Connect. A partir de 3 de setembro, este ajuste só será possível dentro do aplicativo. Ao apertar um dos botões, os usuários vão receber uma notificação, sugerindo abrir o app.
O Spotify Connect é um recurso do aplicativo que permite tocar músicas em outros aparelhos, como TVs, consoles, computadores e alto-falantes, para dar alguns exemplos. Até agora, era possível abaixar ou aumentar o volume dos outros dispositivos usando os botões físicos do iPhone.
Segundo a empresa de streaming, a nova limitação vem depois de a Apple “descontinuar” a tecnologia que permitia este ajuste.
Vale dizer que esta mudança não afeta conexões Bluetooth ou AirPlay — apenas o Spotify Connect sofrerá com a limitação.
O Spotify não foi a única empresa afetada. Como nota o Verge, o aplicativo da Sonos, marca de alto-falantes que não está presente de forma oficial no Brasil, também não poderá mais ajustar o volume dos aparelhos usando os botões do iPhone.
A empresa de streaming diz ter solicitado à Apple uma solução similar à disponível no HomePod e no set-top box Apple TV. A empresa da maçã, porém, disse que só seria possível oferecer novamente este tipo de controle de volume se o Spotify integrasse sua tecnologia ao HomePod.
A limitação técnica levou o Spotify a fazer novas acusações contra a Apple, dizendo que a decisão vai contra o que manda o Regulamento de Mercados Digitais da União Europeia (também conhecido pela sigla DMA).
A empresa de streaming entende que a legislação exige que a fabricante do iPhone, na posição de gatekeeper, forneça condições de interoperabilidade a outras companhias.
Já faz alguns anos que o Spotify acusa a Apple de práticas anticompetitivas. Até agora, grande parte das questões envolvia a App Store, como a cobrança de comissões e a proibição de informar valores de assinatura por outros meios de pagamento.
Com informações: Spotify, The Verge, TechCrunch