STJ sofre ataque hacker e site oficial fica 48 horas fora do ar
Suposto hacker confirma ataque DDOS com 10 milhões de conexões simultâneas. Atividade ocorre em pleno Carnaval.
Suposto hacker confirma ataque DDOS com 10 milhões de conexões simultâneas. Atividade ocorre em pleno Carnaval.
Durante cerca de 48 horas, não foi possível consultar processos nem checar as últimas notícias do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A instituição passa por um ataque cibernético desde a última segunda-feira (03), em pleno recesso de Carnaval. Algumas páginas começaram a ser restauradas na manhã desta quarta (05).
O site especializado CISO Advisor informou, no começo da semana, que havia conversado com a pessoa responsável pelo ataque. O chamado DDOS consiste numa ação maliciosa em que uma rede, servidor ou site é sobrecarregado com um alto número de acessos simultâneos. No caso do STJ, o agente teria alcançado 10 milhões de conexões ao mesmo tempo.
A corte confirmou ao Valor Econômico que sofreu uma tentativa de invasão – porém sem revelar se o ato foi bem-sucedido. “Para lidar com a situação, como é de praxe, foram ativados mecanismos como a validação de acesso do usuário humano, o que pode causar lentidão, porém sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços.”
De acordo com o tribunal, sistemas internos não foram impactados. Isso significa que o ataque estaria relacionado somente à consulta pública. O Tecnoblog tenta contato com o STJ nesta quarta-feira para obter informações atualizadas.
Com informações do CISO Advisor, Convergência Digital e Valor Econômico
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}