TecToy revela linha Zeenix de PCs portáteis para jogos

Zeenix Pro e Zeenix Lite têm tela IPS De 6 polegadas, chip AMD e Windows 11; novidades marcam presença da TecToy em PCs portáteis

Emerson Alecrim
Por
PC gamer portátil Zeenix (imagem: reprodução/TecToy)
PC gamer portátil Zeenix (imagem: reprodução/TecToy)

Zeenix. Esse é o nome da linha de PCs portáteis para jogos que a TecToy anunciou para o mercado brasileiro. São dois modelos: o Zeenix Lite, com chip AMD Athlon 3050e, e o Zeenix Pro, com processador AMD Ryzen 7 6800U. Ambos têm tela IPS de 6 polegadas.

Os dispositivos seguem a “moda” dos portáteis cujo formato remete ao Nintendo Switch ou, ainda, à família Steam Deck. O sistema operacional é o Windows 11, portanto, os dois modelos podem rodar jogos disponíveis para a plataforma.

Para facilitar o acesso aos títulos, a TecToy promete para os portáteis o Zeenix Hub, software que organiza games instalados de diferentes lojas ou origens em uma interface única e intuitiva.

Zeenix Pro

Comecemos pelo modelo mais avançado. O Zeenix Pro conta com o processador AMD Ryzen 7 6800U, com oito núcleos de CPU. O chip é acompanhado de GPU Radeon 680M, 16 GB de memória LPDDR5 e SSD NVMe de 512 GB.

Já a tela consiste em um painel IPS LCD de 6 polegadas com resolução full HD e taxa de atualização de 60 Hz.

Há dois controles analógicos, um em cada lado da tela. À esquerda, encontramos ainda um botão direcional. À direita, estão quatro botões de ação (X, Y, A, B). Há ainda “gatilhos” nas extremidades superiores do dispositivo.

Zeenix Lite

O Zeenix Lite é praticamente igual à versão Pro no design externo. As diferenças aparecem no hardware. Começa pelo uso de um processador mais simples, o AMD Athlon Silver 3050e com dois núcleos de CPU e GPU Radeon integrada.

Os demais itens incluem SSD NVMe de 256 GB e 8 GB de memória RAM. A tela de 6 polegadas é a mesma que aparece no Zeenix Pro.

Por conta desse conjunto de hardware, a própria TecToy enfatiza que o Zeenix Lite permite a você “desfrutar de uma experiência portátil sem comprometer a qualidade dos seus jogos indie e retrôs“.

PC gamer portátil Zeenix (imagem: reprodução/TecToy)
PC gamer portátil Zeenix (imagem: reprodução/TecToy)

Quando chega?

Ainda não há informações sobre preços e data de lançamento. Contudo, o site oficial da linha Zeenix tem um formulário para quem deseja ser informado do lançamento dos dois modelos.

Nas redes sociais, há comentários chamando atenção para o fato de os portáteis serem parecidos com os dispositivos Ayn Loki Pro, cujos preços iniciais giram em torno de R$ 3.500 em sites como o AliExpress. Isso sugere que o Zeenix Pro e o Zeenix Lite são produtos white label.

Seja como for, os dois portáteis serão lançados no Brasil na companhia de acessórios, a exemplo do teclado retroiluminado ZN175 Pro, do mouse gamer ZNM130 Lite, e do joystick Zeenix Pro Controller.

Zeenix Pro e Zeenix Lite — ficha técnica

 Zeenix ProZeenix Lite
TelaIPS LCD, 6 polegadas, full HD, 60 HzIPS LCD, 6 polegadas, full HD, 60 Hz
ProcessadorAMD Ryzen 7 6800UAMD Athlon Silver 3050e
GPURadeon 680M integradaRadeon RX Vega 3 integrada
RAM16 GB de LPDDR58 GB (tipo não informado)
ArmazenamentoSSD NVMe de 512 GBSSD NVMe de 256 GB
Bateria46,2 Wh46,2 Wh
ConectividadeWi-Fi 6, Bluetooth 5.2, USB-C, fones de ouvidoWi-Fi 5, Bluetooth 5.2, USB-C, fones de ouvido
Sistema operacionalWindows 11Windows 11

Relacionados

Autor(a)

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.