Threads promete mostrar mais posts de quem você segue

Chefe do Instagram diz que algoritmo será recalibrado para priorizar contas seguidas pelo usuário. Criadores de conteúdo podem ter queda no alcance.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado há 2 semanas

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse que a rede social vai recalibrar o algoritmo do Threads para que a aba “Para você” priorize conteúdo das pessoas que o usuário segue, mostrando menos publicações de outras contas. O anúncio foi feito em uma publicação na própria rede social e, segundo o executivo, já está valendo.

Como a prioridade será as contas que o usuário já segue, isso deve afetar quem quer usar o Threads para aumentar sua audiência. Mosseri também abordou este assunto. “Para os criadores, você deverá ver o alcance desconectado cair e o alcance conectado subir”, comentou o chefe do Instagram. Isso sugere posts que têm engajamento continuarão tendo alcance.

Ver no Threads

Vale lembrar que o Threads conta com uma aba “Seguindo” que, como o nome indica, só mostra posts de quem o usuário segue. No entanto, não é possível colocá-la como padrão — o app sempre abre o “Para você” primeiro. Além disso, ela não mostra as publicações em ordem cronológica.

O algoritmo do Threads já foi alvo de críticas em outras ocasiões. Uma delas é que a rede impulsiona publicações feitas apenas para ganhar engajamento a partir de discussões bobas, os famosos “baits”.

Threads e Bluesky estão crescendo

Nas últimas semanas, usuários do X (antigo Twitter) estão deixando a rede e procurando alternativas. Threads e Bluesky são as principais e vêm apresentando um crescimento relevante.

O Bluesky chegou a 20 milhões de usuários na última terça-feira (dia 19/11). É um número expressivo, mas muito menor que o do Threads, que conta com 275 milhões de usuários ativos mensalmente. Mesmo assim, segundo dados da Similarweb, o Bluesky e o Threads vêm tendo um volume parecido de tráfego diário.

Apesar de as duas redes terem em comum o foco em posts de texto, elas têm experiências diferentes. O Bluesky conta com um feed cronológico, que não existe no Threads, o que torna a rede mais interessante para obter informações em tempo real. Já o Threads é bastante ligado ao Instagram, o que facilita na hora de encontrar amigos e criadores de conteúdo.

Coincidência ou não, uma das novidades recentes do Threads são os feeds personalizados, que acompanham assuntos escolhidos pelo usuário. Eles já existiam no Bluesky há algum tempo.

Na rede da Meta, basta fazer uma busca e adicioná-la a algum feed novo ou já existente — você pode procurar “futebol” e “basquete” e colocar os dois em um feed chamado “Esportes”, por exemplo.

No Bluesky, isso requer mais trabalho, como algum conhecimento de código ou o uso de algum serviço de terceiros.

Com informações: The Verge, TechCrunch

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.