TIM ativa sinal de internet 5G em 55 novas cidades; veja a lista

Cobertura 5G da TIM atinge 321 cidades do Brasil, mas operadora possui menor base de usuários com smartphones compatíveis

Lucas Braga
Por
Mulher sentada com celular na mão, em destaque. Na tela aparece a marca da TIM.
TIM expandiu 5G no Brasil (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • A operadora TIM ativou sinal 5G em 55 novas cidades do Brasil, totalizando 321 municípios com cobertura, a maior do país. Ela também é líder em número de antenas 5G, com 8,9 mil estações licenciadas na Anatel.
  • Ainda assim, a TIM possui apenas 25,8% da base de clientes com 5G. A Claro detém 37,6% e a Vivo, 36,5%.
  • Cidades recém-cobertas incluem locais no Paraná, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
  • A cobertura inicial pode ser restrita a alguns bairros, com expansão prevista ao longo do tempo.

A TIM ampliou sua rede móvel de quinta geração. O sinal 5G foi ativado em 55 novas cidades do Brasil, ultrapassando a marca de 300 municípios com cobertura. Os clientes com smartphone compatível com 5G que estiverem nas regiões atendidas poderão acessar, sem custo adicional, internet móvel em velocidades que podem atingir a marca de 1 Gb/s.

Falando de municípios cobertos, a TIM é a líder em 5G no Brasil com suas 321 cidades atendidas. Segundo dados do Teleco, a Claro ocupa o segundo lugar, com 233 localidades, enquanto a Vivo tem rede de quinta geração em 184 cidades.

Além de cobrir mais cidades, a TIM também lidera em número de antenas 5G. A tele tem 8,9 mil estações licenciadas na Anatel, seguida por Claro (7,5 mil) e Vivo (4,8 mil).

A situação muda quando se fala de usuários de 5G. A TIM é a operadora nacional com o menor número de clientes com 5G, com 25,8%, enquanto Claro e Vivo dividem o pódio, com 37,6% e 36,5% respectivamente.

As três operadoras ainda têm um longo caminho pela frente para ampliar o 5G no Brasil. O sinal também precisa expandir consideravelmente nas cidades já atendidas, pois são vários os municípios com sinal de quinta geração restrito a alguns bairros. Uma pesquisa da Opensignal mostra que os smartphones se conectam no 5G em apenas 10% do tempo.

Teste de velocidade no 5G da TIM
Teste de velocidade no 5G da TIM (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

As cidades que ganharam 5G da TIM

De acordo com a TIM, o 5G foi ativado nas cidades abaixo durante os meses de abril e maio. O Paraná foi o estado mais beneficiado nessa última leva, com 12 novos municípios cobertos:

EstadoNovas cidades com 5G
BahiaDias d’Ávila, Luís Eduardo Magalhães, Santo Antônio de Jesus e São Francisco do Conde
CearáCascavel, Crateús, Crato, Horizonte, Paraipaba e Tianguá
GoiásTrindade
MaranhãoImperatriz
Mato GrossoCampo Verde, Pontes e Lacerda
Minas GeraisBarão de Cocais, Confins, Igarapé, Lagoa da Prata, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Sabará e São João Del Rei
ParaíbaBayeux e Guarabira
ParanáCambé, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Clevelândia, Loanda, Nova Aurora, Nova Esperança, Palotina, Pato Branco, Rolândia, Santa Terezinha de Itaipu e Umuarama
PernambucoAbreu e Lima
Rio de JaneiroMacaé e Rio Bonito
Rio Grande do NortePau dos Ferros
Santa CatarinaAlfredo Wagner, Curitibanos, Forquilhinha, Fraiburgo, Governador Celso Ramos, Ituporanga, Joaçaba, Presidente Getúlio, Santo Amaro da Imperatriz, São Francisco do Sul e Tubarão
São PauloFranco da Rocha, Itapetininga e Sertãozinho
SergipeItabaiana

É importante salientar que um município pode ser considerado como atendido sem ter sinal em toda sua área de extensão, uma vez que a cobertura inicial costuma ser restrita e expandida ao longo do tempo. A forma mais fácil de apurar se sua região foi atendida com 5G por alguma operadora diferente da sua é consultar os mapas de cobertura.

Relacionados