Uber avisa: passageiro nota 1 não será mais atendido por aquele motorista

Bloqueio automático começa a valer hoje. Já os motoristas que derem nota 2 ou 3 poderão decidir se atenderão futuramente aquele passageiro.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 19:19
Resumo
  • A Uber anunciou um recurso que bloqueia automaticamente usuários com avaliação de 1 estrela de embarcar em novas viagens com o mesmo motorista.
  • Usuários com avaliações de 2 ou 3 estrelas podem ser bloqueados opcionalmente pelos motoristas parceiros.
  • Segundo a Uber, o sistema de avaliação visa aumentar o controle e a transparência.
  • O recurso será implementado de forma gradual para os motoristas do Brasil ao longo dos próximos dias.

A Uber anunciou um novo recurso de segurança para os motoristas parceiros. A partir de agora, a plataforma bloqueará automaticamente futuras viagens daquele profissional com os usuários que receberem apenas uma estrela após a corrida. Se a avaliação for de duas ou três estrelas, o bloqueio será opcional.

Que fique claro que o usuário que receber uma estrela de avaliação não ficará impedido de usar o Uber. O bloqueio significa apenas que a plataforma impedirá que a pessoa faça novas viagens com o motorista que deu a ela a pontuação mais baixa.

De acordo com a Uber, o mecanismo de bloqueio é um recurso que visa dar aos motoristas mais controle sobre as viagens que realizam por meio da plataforma.

Como funciona o bloqueio de passageiros com base na avaliação?

O bloqueio automático é válido apenas para passageiros que recebem uma estrela na avaliação, e opcional se a nota corresponder a duas ou três estrelas. Em linhas gerais, o mecanismo funciona assim:

  • avaliação de 1 estrela: bloqueio automático, com aviso ao motorista de que essa nota não permitirá mais viagens com aquele passageiro;
  • avaliação de 2 ou 3 estrelas: o motorista verá um botão que permitirá a ele bloquear novas viagens com aquele usuário, se desejar;
  • avaliação de 4 e 5 estrelas: indica uma boa experiência de viagem com aquele usuário, razão pela qual essas notas não permitirão bloqueio.

De acordo com a companhia, o novo mecanismo será benéfico tanto para motoristas quanto para passageiros:

“O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval.

Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros.”

Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber

Ainda de acordo com a Uber, o bloqueio de usuários com base em avaliações será liberado para todos os motoristas no Brasil de modo gradual, no decorrer dos próximos dias.

Ao Tecnoblog, a Uber informou que já havia um bloqueio entre motorista e usuário quando qualquer uma das partes atribuía um avaliação de uma estrela à outra. Mas, com a mudança, o motorista será avisado do bloqueio daquele passageiro no momento de dar a nota, o que não acontecia antes.

Já a opção de bloqueio quando a avaliação tem duas ou três estrelas é uma funcionalidade totalmente nova.

Em tempo, você pode saber quantas avaliações possui com cada quantidade de estrelas no próprio Uber.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.