Ubuntu 24.10 é liberado com melhorias na segurança e novo Gnome

Versão oficial do Ubuntu 24.10 Oracular Oriole já está disponível para download; edição comemora 20 anos da distribuição Linux

Lucas Braga

É aniversário de 20 anos da Canonical, e nada melhor do que uma nova versão de distribuição Linux para comemorar: o Ubuntu 24.10 foi oficialmente lançado, e traz mais ferramentas para desenvolvedores, aprimoramentos de privacidade e novos drivers para placas de vídeo da Nvidia.

O Ubuntu 24.10 — codinome Oracular Oriole — não é uma edição LTS (Long Term Support). Sendo assim, o sistema operacional terá atualizações garantidas apenas durante nove meses, ao contrário do 24.04, que terá suporte por até 12 anos. Uma nova versão de longo prazo deve ser lançada pela Canonical em abril de 2025.

As novidades do Ubuntu 24.10

Uma das principais novidades do Oracular Oriole é a utilização do Gnome 47 e o Linux 6.11. O sistema operacional agora passa a ter um novo sistema de permissões, de forma que os usuários terão melhor controle sobre o que determinado aplicativo poderá acessar.

O Ubuntu também utiliza drivers Wayland como padrão em computadores com placas de vídeo da Nvidia, com promessas de melhoria no desempenho e estabilidade do sistema. De acordo com a Canonical, também houve melhorias na compatibilidade com a Steam.

O sistema operacional agora conta com o APT 3.0. A nova versão do gerenciador de pacotes trouxe novidades na interface, que agora conta com colunas e cores para deixar a experiência no terminal mais amigável.

Captura de tela do Ubuntu 24.10. O sistema exibe o Terminal com a utilização do gerenciador de pacotes APT.
APT 3.0 fica mais amigável ao usuário (Imagem: Reprodução/Everton Favretto)

A nova versão também trouxe alguns easter eggs para comemorar os 20 anos de Ubuntu. O sistema permite personalizar a aparência com a cor marrom, homenageando a versão 4.10; além disso, o som de início do sistema foi restaurado para a versão antiga da distribuição Linux.

O Ubuntu 24.10 já está disponível para download gratuito no site da Canonical, e o usuário deverá criar um pendrive bootável para realizar a instalação. O sistema operacional exige que os computadores tenham no mínimo 4 GB de memória RAM, processador dual-core ou superior com pelo menos 2 GHz e armazenamento livre mínimo de 25 GB.

Com informações: OMG Ubuntu

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.