Usuário do OneDrive perde 30 anos de dados após bloqueio da conta

Assinante do Microsoft 365 afirma ter tido conta bloqueada sem explicação após enviar backups de fotos e trabalhos para o OneDrive.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 14:35
Resumo
  • Um usuário do OneDrive relatou ter perdido 30 anos de dados após ter a conta bloqueada sem justificativa clara.
  • Ele afirmou não ter recebido suporte adequado da Microsoft, mesmo após as diversas tentativas de contato.
  • Não há detalhes sobre o caso, mas a Microsoft pode bloquear contas por suposta violação dos termos de uso, e os dados se tornam irrecuperáveis.

Imagine usar o OneDrive para fazer backup dos seus dados e descobrir, pouco tempo depois, que a sua conta foi bloqueada. Foi o que aconteceu com um assinante do Microsoft 365. Com o incidente, ele afirma ter perdido acesso a mais de 30 anos de arquivos que foram movidos para o serviço.

O Microsoft 365 oferece 1 TB de capacidade de armazenamento de dados no OneDrive para cada conta doméstica na plataforma. No Reddit, um usuário que se identifica como deus03690 afirma ter aproveitado esse benefício para transferir ao serviço dados que estavam guardados em vários discos antigos.

Ele afirma ainda que teve que se desfazer dos discos antigos por não ter mais espaço para guardá-los. A ideia, então, era mover esses dados para o OneDrive e, posteriormente, transferir os arquivos enviados ao serviço para uma nova unidade física.

Porém, ao tentar acessar o OneDrive após a transferência, ele descobriu que a sua conta estava bloqueada, sem aviso prévio. A maior frustração veio depois, quando ele contatou a Microsoft, mas não obteve resposta:

Estou extremamente frustrado. A Microsoft bloqueou minha conta aleatoriamente depois que movi 30 anos de fotos e trabalhos insubstituíveis para o OneDrive.

(…) A Microsoft suspendeu minha conta sem aviso, justificativa ou qualquer recurso legítimo. Enviei o formulário de conformidade 18 vezes — dezoito — e, em todas elas, recebi uma resposta automática que não leva a lugar nenhum. Nenhum contato humano. Nenhuma ajuda verdadeira. Apenas e-mails prontos e silêncio.

O que pode ter acontecido?

Sem os detalhes do caso, é difícil apontar a causa do bloqueio. Mas o Neowin relembra que as contas Microsoft preveem bloqueio do usuário em caso de violação dos termos de uso do serviço. Se a restrição levar ao encerramento da conta, os dados associados a ela não poderão ser recuperados.

Como não dá para saber que ação ou tipo de dado o usuário enviou ao OneDrive que teria causado o bloqueio, não é possível apontar qual lado está correto. Mas o ponto crítico é a falta de retorno ou explicação por parte da Microsoft.

Se existiu violação dos termos de uso da conta Microsoft, a companhia tem o direito de suspender o usuário. Mas, e se houve um engano na detecção das suposta violação?

Independentemente de quem estiver com a razão, essa história deixa uma lição: nunca confie em um único meio para guardar os seus dados. Vale a pena até ter backup do backup.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.