WhatsApp deve ganhar função que bloqueia mensagens de desconhecidos
Recurso antispam encontrado no WhatsApp beta para Android permite bloquear contatos de desconhecidos que enviam muitas mensagens
Recurso antispam encontrado no WhatsApp beta para Android permite bloquear contatos de desconhecidos que enviam muitas mensagens
O spam é uma prática recorrente no WhatsApp, mas um recurso que atenua o problema pode chegar ao serviço em breve. Uma versão de teste do mensageiro para Android traz uma opção que permite ao usuário bloquear mensagens de desconhecidos, justamente para prevenir contatos indesejados.
A novidade foi encontrada na versão beta 2.24.17.24 do WhatsApp para Android. Uma captura de tela divulgada pelo WABetaInfo mostra uma tela de configuração que permite bloquear mensagens de desconhecidos, ou seja, de pessoas que não fazem parte dos seus contatos.
Mas simplesmente bloquear contatos desconhecidos pode ser um problema, afinal, o usuário correrá o risco de não receber mensagens legítimas pelo simples fato de o contatante não estar em sua lista. É por isso que o bloqueio só vale para contas que alcançam determinado volume de mensagens.
Qual o tamanho desse volume de mensagens? Não está claro. Talvez esse parâmetro nem tenha sido definido ainda. De todo modo, eu não estranharia se o WhatsApp também levar em conta fatores complementares, como contagem de links ou frequência de disparo de mensagens.
O WABetaInfo destaca que, além de ajudar a prevenir o spam para o usuário, o novo recurso poderá ter um impacto positivo no desempenho do aplicativo, afinal, a conta do usuário terá um volume menor de mensagens para processar.
Faz tempo que o WhatsApp tem mecanismos de combate ao spam. Mas todos nós sabemos que eles não são 100% eficazes. A nova camada de proteção pode ser interessante para quem lida com esse problema constantemente, portanto.
Para quem teme perder contatos legítimos, fica o lembrete de que o novo recurso de prevenção ao spam será opcional.
Não há uma data certa. Mas, como o recurso não parece ser complexo, é possível que a ideia seja mesmo levada adiante e que a liberação oficial aconteça em um futuro próximo, talvez até o fim do ano.
Embora o teste tenha sido encontrado no WhatsApp beta para Android, é bastante provável que o recurso também chegue a usuários do mensageiro no iPhone.