WhatsApp finalmente ganha app nativo para iPad

Mensageiro chega ao tablet da Apple após anos de espera. Aplicativo conta com praticamente todos os recursos disponíveis em smartphones.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado às 15:01
Resumo
  • O WhatsApp lançou um aplicativo nativo para iPad, com recursos similares aos das versões para celulares, incluindo mensagens e chamadas de voz e vídeo.
  • A interface é adaptada ao iPadOS, suportando modo de tela dividida e slide over.
  • Para usar, é preciso escanear um QR Code com o smartphone, após baixar o aplicativo no iPad pela App Store. O tablet funciona de forma independente após a sincronização.

Demorou, mas o WhatsApp agora tem um aplicativo para iPad. Após anos de rumores e especulações, a compatibilidade com o tablet da Apple apareceu em uma atualização lançada na App Store nesta terça-feira (27/05).

Como usar o WhatsApp no iPad?

Após baixar o aplicativo por meio da App Store da Apple, o usuário precisa usar seu smartphone principal (iOS ou Android) para escanear um QR Code na tela do tablet. A partir daí, os dois aparelhos precisam ficar abertos por um tempo, enquanto as mensagens são sincronizadas. Depois disso, o tablet pode ser usado de forma independente.

Como observa o WABetaInfo, o WhatsApp para iPad conta com praticamente todos os recursos das versões para smartphones, como enviar e receber mensagens, fazer chamadas de voz e vídeo, visualizar e compartilhar status, navegar por canais, gerenciar conversas e grupos.

Recursos de privacidade também estão presentes, como é o caso das conversas trancadas, bem como compartilhamento de mídia e notificações.

Em uma das imagens divulgadas pela Meta, a interface do WhatsApp se ajusta ao modo de tela dividida do iPadOS. Também é possível usar o slide over, que coloca o aplicativo em uma janela suspensa na lateral da tela — nesse caso, os elementos visuais ficam idênticos à versão de iPhone.

Até agora, donos do tablet precisavam recorrer à versão web no Safari ou em outro navegador para enviar e receber mensagens. Essa solução tinha limitações, já que não era otimizada para telas touch, o que dificultava o uso. Os testes do app começaram em outubro de 2024, indicando que o lançamento estava próximo.

Com informações do WABetaInfo

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.