WhatsApp ganha listas personalizadas para organizar conversas

Usuário poderá criar seleção manual de contatos e grupos para facilitar navegação no aplicativo. App já conta com alguns filtros automáticos.

Giovanni Santa Rosa

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (dia 31/10) as listas personalizadas, que podem ser criadas a partir de uma seleção manual de contatos e grupos. Assim, o usuário consegue encontrar com mais facilidade a conversa que procura, além de organizar melhor os bate-papos.

Segundo a Meta, que desenvolve o WhatsApp, a novidade será disponibilizada gradualmente, chegando a todos os usuários nas próximas semanas.

Como funcionam as listas do WhatsApp?

As listas personalizadas são um complemento aos filtros de conversa, lançados em abril de 2024. Os filtros são automáticos e separam conversas não lidas, grupos e favoritos. Já as listas personalizadas, como o nome indica, são construídas com base nas escolhas do usuário.

Com elas, é possível separar as conversas com familiares, amigos, clientes e colegas de trabalho, por exemplo. Outra ideia é criar uma lista só com grupos, o que pode facilitar na hora de encontrá-los.

As listas personalizadas ficam acima da lista de conversas e à direita dos filtros convencionais. O último item é um sinal de adição (+) e deve ser usado para criar ou editar as listas. Outra forma de alterar a seleção é tocando e segurando no nome da lista desejada.

Vale lembrar que o WhatsApp também ganhou uma lista de contatos independente daquela do telefone, o que também vai ajudar na hora de organizar as conversas.

O que mais vem por aí?

O recurso de listas personalizadas deu as caras pela primeira vez em setembro de 2024, na versão beta do aplicativo, quando ainda estava em fase de desenvolvimento.

Nas últimas semanas, outras novidades apareceram nos testes do mensageiro, como:

Estas, porém, ainda não têm data para chegar a todos os usuários.

Com informações: WhatsApp

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.