WhatsApp: Nova tática burla grupos para mandar spam
Mesmo com opção de ser adicionado apenas por contatos salvos, usuários relatam que receberam ofertas ao serem adicionados em grupos
Mesmo com opção de ser adicionado apenas por contatos salvos, usuários relatam que receberam ofertas ao serem adicionados em grupos
O WhatsApp possui uma falha que permite a golpistas e spammers adicionarem usuários a grupos — mesmo que eles tenham definido que apenas pessoas da lista de contatos podem adicioná-los. Com essa falha, os golpistas e spammers enviam as “ofertas” e fica mais difícil para o usuário denunciar e bloquear o número, já que após o envio você é excluído, perdendo a opção de denunciar diretamente pelo chat.
O Tecnoblog encontrou relatos desses casos no Reddit e na nossa Comunidade. Mais recentemente, um membro da equipe também foi alvo desse tipo de spam/golpe. Nós entramos em contato com o WhatsApp para entender a dimensão do problema e se a empresa trabalha em uma solução, mas não recebemos uma resposta a tempo desta publicação. O espaço segue aberto.
Nas configurações do WhatsApp, você pode optar para que apenas contatos adicionados o incluam em grupos. A medida é ótima para evitar enganos e ser colocado em grupos problemáticos, como algum criado para aplicar golpes ou práticas ilícitas. Os golpistas e spammers descobriram alguma maneira de burlar essa proteção.
Como você vê na imagem acima, a mensagem aparece como uma resposta para um status publicado pelo próprio WhatsApp. Contudo, a mensagem só aparece na versão Web do aplicativo. Se você abrir o WhatsApp no celular, não verá o grupo que você foi adicionado.
Como explicado acima, a estratégia de mandar a mensagem e remover impede que você denuncie rapidamente o contato — todo novo chat com um contato desconhecido tem a opção de denunciar ou bloquear. Assim, você precisa abrir o contato para enviar o caso à Meta. Provavelmente, a maioria dos alvos se cansam e não denunciam.
No Reddit, um usuário levantou a hipótese de que o WhatsApp verifica a sua lista de contatos após a criação do grupo. Assim, o golpista/spammer adiciona, envia a mensagem rapidamente, antes que o app identifique se o número é ou não um contato.
A hipótese é plausível, já que o WhatsApp Web é ignorado pela Meta e o grupo só aparece nele. Assim, a empresa pode ter priorizado que a checagem de contatos e remoção de grupos fique invisível no WhatsApp para telefones.
A outra possibilidade é que a falha esteja na função de status do app, já que todos os relatos mostra que a mensagem do grupo vem de um resposta ao status publicado pelo próprio WhatsApp.