WhatsApp já tem até regras para nomes de usuário
Com identificadores únicos e requisitos específicos, novidade pode dificultar abordagens fora da plataforma e restringir contatos indesejados.
Com identificadores únicos e requisitos específicos, novidade pode dificultar abordagens fora da plataforma e restringir contatos indesejados.
O WhatsApp parece estar progredindo para lançar os nomes de usuário. Em uma nova versão beta, o código contém regras para cadastrar usernames. Esses identificadores devem substituir os números de telefone, dando mais privacidade ao usuário.
O campo de registro foi encontrado pelo site especializado WABetaInfo na versão 25.17.10.70 do WhatsApp para iOS. Como o recurso ainda está em desenvolvimento, ele permanece oculto no software e não foi liberado para participantes do programa de testes.
De acordo com as telas compartilhadas pelo WABetaInfo, os nomes de usuário do WhatsApp precisam cumprir alguns requisitos:
Caso o nome escolhido esteja de acordo com todas estas regras, ele pode ser criado.
A maior vantagem que o futuro sistema de usernames trará é a privacidade. Como o próprio WhatsApp destaca na tela de cadastro, ao enviar mensagens para alguém que não tem seu número, essa pessoa verá apenas seu nome de usuário.
Atualmente, o acesso ao número de telefone abre margem para comunicações “por fora” da plataforma, como ligações, SMS e outros apps, e pode ser mais difícil impedir contatos indesejados. Com os nomes de usuário, o aplicativo passa a ser a única forma de comunicação.
Apesar de alguma movimentação em torno do assunto nas últimas semanas, não existe uma previsão de lançamento para os nomes de usuário.
O recurso vem aparecendo nos códigos dos aplicativos há mais de dois anos, e a própria Meta já admitiu que a agenda interna do WhatsApp servirá de base para os usernames. No fim de maio, um campo oculto de cadastro também foi descoberto no WhatsApp Web.
Com informações do WABetaInfo
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}