WhatsApp passa a destacar rascunhos em mensagens para evitar esquecimentos

Recurso destaca mensagens não enviadas no topo das conversas, ajudando usuários esquecidos ou interrompidos a não perderem o que já foi escrito

Lucas Braga

Se você é esquecido como eu, provavelmente já digitou uma mensagem e acreditou que ela foi enviada, mas ficou faltando apertar o botão “Enviar”. Uma atualização do WhatsApp ajuda a evitar situações como essa: a partir de agora, os rascunhos serão destacados no topo da lista de conversas.

Como funcionam os Rascunhos do WhatsApp?

De acordo com a Meta, os Rascunhos de Mensagens já estão liberados no WhatsApp para todos os usuários globalmente, seja em smartphones com iOS ou Android. Ao digitar uma mensagem em um contato e não enviá-la, o aplicativo irá destacar o rascunho no topo da lista de conversas — mesmo caso exista outra mensagem mais nova.

Além de ser útil para esquecidos, a função também deve ajudar naqueles momentos em que você é interrompido. Anteriormente os rascunhos até existiam, mas não eram destacados no topo da lista de conversas.

WhatsApp ganhou listas personalizadas e mais novidades

Em outubro, o WhatsApp anunciou outra função que deve facilitar o uso do aplicativo. O novo recurso de listas personalizadas permite organizar conversas em categorias criadas pelo usuário.

O recurso permite que você identifique conversas relacionadas a trabalho em uma lista específica, por exemplo. Com isso, fica mais fácil filtrar e encontrar determinado chat com maior rapidez.

As listas personalizadas serão disponibilizadas gradualmente a todos os usuários do WhatsApp. O mensageiro ainda testa outros recursos, como novas reações, uma ferramenta para criar e enviar pacotes de figurinhas e configurações personalizadas para notificações de grupos.

Além disso, a Meta também anunciou a chegada de uma inteligência artificial do PicPay, capaz de iniciar um Pix diretamente pelo WhatsApp. O recurso utiliza a tecnologia Microsoft Azure OpenAI Service, e é capaz de calcular porcentagens e despesas de grupos em conversas encaminhadas, áudios, fotos e capturas de tela.

Por fim, um recurso muito aguardado por usuários deve chegar nos próximos dias. O WhatsApp finalmente irá lançar as transcrições de áudio para todos os usuários, após meses de testes em smartphones com Android e iOS.

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.