WhatsApp pode ganhar aba para conversas com IA

Nova seção poderá incluir robôs que conversam como influenciadores e personagens famosos, substituindo a aba Comunidades no aplicativo.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado às 13:08
Resumo
  • A Meta considera substituir a aba Comunidades no WhatsApp por uma seção dedicada a chatbots, permitindo interações com personagens.
  • A nova aba deve ficar no centro da barra inferior do aplicativo e a funcionalidade está sendo testada, sem previsão oficial de lançamento.
  • Nos EUA, influenciadores já podem criar chatbots para responder seguidores no Instagram, e o WhatsApp pode ganhar uma ferramenta parecida.

A mais recente versão beta do WhatsApp para iPhone indica que a Meta considera trocar a aba Comunidades por uma seção dedicada a chatbots de inteligência artificial. O recurso ainda está em desenvolvimento e não foi liberado para participantes do programa de testes, mas o site especializado WABetaInfo conseguiu ter acesso à nova área.

Como é a aba do WhatsApp para IA?

De acordo com as imagens publicadas, a seção do WhatsApp para IA terá vários chatbots, entre jogos, ferramentas e imitações de celebridades e personagens da ficção. Nas capturas de tela, há a possibilidade de conversar com robôs que imitam Chun-li, de Street Fighter, e Goku, da série Dragon Ball, além de celebridades indianas e um game de perguntas e respostas.

Vale observar que o botão para a nova área fica no centro da barra inferior do aplicativo, sugerindo que o recurso terá destaque no mensageiro. Já as Comunidades, lançadas no Brasil em 2023, serão provavelmente movidas para um lugar mais escondido.

Quando a aba para IA será lançada?

Por se tratar de um recurso em desenvolvimento, que ainda não foi liberado para testes, a seção dedicada a chatbots não tem previsão de lançamento.

Mesmo assim, pode ser que ela não demore tanto: em julho de 2024, a Meta começou a liberar esta mesma ferramenta para usuários selecionados da versão beta do WhatsApp para Android. Isso pode indicar que o recurso está mais avançado do que parece.

O que mais a Meta prepara para a IA?

Em dezembro de 2024, Connor Hayes, vice-presidente de produto de IA generativa da Meta, afirmou que a empresa planeja que suas redes sociais tenham “personagens” controlados por inteligência artificial. Eles teriam uma atuação idêntica aos humanos, criando conteúdo como publicações e fotos, bem como interagindo com outros usuários.

Nos Estados Unidos, influenciadores já podem criar chatbots para responder seguidores no Instagram. O WhatsApp também pode ganhar ferramenta parecida: em janeiro de 2025, o WABetaInfo encontrou um recurso ainda em fase de desenvolvimento para criar um personagem de IA.

Com informações de WABetaInfo

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.