WhatsApp pode ganhar tradutor de texto no futuro

Site encontrou nos códigos do WhatsApp Beta um recurso para traduzir mensagens de conversas. Ferramenta utiliza tradutor do Google

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 1 semana
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Código de última versão do WhatsApp Beta para Android tem ferramenta de tradução de textos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp está desenvolvendo um recurso para traduzir mensagens de texto nas conversas. Para usar a ferramenta será necessário baixar os pacotes de idiomas. O recurso está nas fases iniciais de criação e pode levar um tempo até ser lançado.

Como mostra a captura de tela divulgada pelo WABetaInfo, a ferramenta usará a tecnologia do Google para traduzir os textos. É natural o uso do tradutor do Google traga uma certa preocupação sobre privacidade. Afinal, é uma ferramenta que acessará dados de uma conversa privada.

Porém, pelo que apurou o site, o recurso usará o processamento do celular para gerar os textos. Assim, a conversa não é levada para a nuvem para ser traduzida, o que é um risco para a privacidade, já que as mensagens poderiam ser guardadas pelo Google — seja para aprimorar a tradução ou para algum outro motivo.

Como mostra a captura de tela, a ferramenta de tradução é acessada ao segurar uma mensagem e clicar nos três pontinhos no canto superior direito. A primeira opção mostrada é a de traduzi-la.

Ferramenta de tradução do WhatsApp é acessado após segurar uma mensagem (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Ferramenta de tradução do WhatsApp é acessado após segurar uma mensagem (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Tradução no WhatsApp usa pacotes de idiomas

A mineração de código feita pelo WABetaInfo revela que esse recurso utilizará pacotes de idiomas para fazer a tradução. Assim, por exemplo, se você está conversando com alguém que fala espanhol, você terá que baixar o pacote dessa língua para poder traduzir as mensagens.

Esse método de funcionamento é parecido com o que ocorre nos teclados dos celulares: ao invés de liberar todas as línguas de uma vez, você apenas adiciona os idiomas que usará nas suas conversas. Isso também auxilia quem se mudou para um novo país e só precisará baixar um pacote de idioma.

Por ser um recurso ainda em fase de desenvolvimento, pode demorar para ter seu lançamento confirmado. E sempre há a possibilidade dele ser cancelado ou suspenso durante essa etapa. Desde o ano passado a empresa está testando um recurso de transcrever áudios nativamente.

Com informações: WABetaInfo

Relacionados