WhatsApp prepara função para coibir excesso de mensagens com propaganda
Meta está testando botão que permite ao usuário informar a empresas que usam o WhatsApp Business que não quer receber mensagens com publicidade
Meta está testando botão que permite ao usuário informar a empresas que usam o WhatsApp Business que não quer receber mensagens com publicidade
É bastante provável que você já tenha passado pela experiência de receber anúncios não autorizados na forma de mensagens no WhatsApp. Essa prática é tão recorrente que a plataforma começou a testar uma maneira de o usuário sinalizar às empresas que utilizam o WhatsApp Business de que não quer receber propaganda.
Muitas vezes, esse tipo de contato começa quando a pessoa faz compra em uma loja. Tempos depois, a empresa passa a enviar mensagens a ela promovendo outros produtos ou prometendo cupons de desconto para as próximas compras, por exemplo.
Embora esse tipo de publicidade possa ser interessante para algumas pessoas, para outras, a prática incomoda, especialmente quando o volume de mensagens publicitárias é alto. Parar de receber essas mensagens pode exigir que o usuário responda com “Pare” ou “Sair”, ou tenha até que desmarcar essa opção na página de seu cadastro na loja.
Em alguns casos, a única solução consiste em bloquear o número da empresa.
Como que para sinalizar que o WhatsApp não é um território sem leis, a Meta começou a testar uma função que permite ao usuário informar ao emissor do anúncio de que está ou não interessado nesse tipo de mensagem ou, ainda, solicitar que a empresa pare de vez de enviar publicidade.
Em uma captura de tela divulgada pelo WhatsApp, essas opções aparecem sobre a área de mensagens, como se fosse uma janela pop-up. A Meta também prevê permitir que o usuário tenha a opção de voltar a receber os anúncios desativados em um momento futuro.
Como a API do WhatsApp Business (para empresas) tem quatro categorias de mensagens (marketing, utilidade, autenticação e serviço), o recebimento de anúncios poderá ser interrompido sem afetar outras formas de comunicação. Por exemplo, o usuário poderá solicitar o fim da publicidade, mas continuar recebendo mensagens sobre o status de uma compra (categoria utilidade).
Por enquanto, o novo recurso está em fase experimental. A Meta informou a intenção de fazer testes com a novidade em escala global, razão pela qual ainda não há informação sobre a sua liberação de modo oficial.
Mas torço para que a ideia avance. Além de beneficiar os usuários, que terão mais controle sobre as mensagens que recebem, o recurso evitará que clientes que não querem visualizar publicidade tenham que bloquear as empresas, o que significa que elas também poderão ser beneficiadas (presumivelmente, é melhor ter algum contato com o cliente do que nenhum).
Mais medidas de combate ao spam ou de publicidade excessiva podem vir por aí. Nikila Srinivasan, vice-presidente de gerenciamento de produtos para monetização de mensagens da Meta, informou ao TechCrunch planos de introduzir na plataforma novos controles sobre mensagens comerciais.
Entre essas medidas está a implementação de um limite diário de mensagens de categoria marketing, recurso que, na verdade, está em teste desde o início do ano.
Com informações: TechCrunch