WhatsApp começa a liberar função que cria eventos em grupos comuns

WhatsApp já permite criar eventos em grupos de comunidade; agora, recurso está chegando aos grupos regulares do serviço de mensagens

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
WhatsApp
WhatsApp prepara função que permite criar eventos em grupos convencionais (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Em abril, o WhatsApp liberou um recurso que permite criar eventos dentro de grupos em comunidades. A funcionalidade parece ter sido bem aceita, tanto que ela está sendo levada para grupos convencionais no serviço de mensagens.

Faz sentido, afinal, é muito comum que as pessoas participem de grupos de família, da faculdade ou do trabalho, por exemplo. Esses grupos são muito usados para que os participantes combinem uma festa de aniversário, um happy hour, uma viagem, entre outros eventos.

Como o recurso de eventos em grupos funciona?

A função de eventos para grupos dentro de comunidades no WhatsApp pode ser utilizada por qualquer participante. Nos grupos regulares também vai ser assim. É o que aponta o WABetaInfo, veículo especializado em antecipar novidades do mensageiro.

O novo recurso foi encontrado na versão beta 2.24.14.9 do WhatsApp para Android. A novidade permite que qualquer usuário crie eventos informando dados como nome, descrição, data e local de realização.

Os demais participantes do grupo podem então visualizar e aceitar o convite, enquanto o criador do evento tem autonomia para atualizar os detalhes relacionados.

Um detalhe importante destacado pelo WABetaInfo é que os eventos criados nos grupos convencionais são protegidos com a criptografia ponta a ponta do WhatsApp. Com isso, somente os participantes do grupo têm acesso aos detalhes do evento.

Para criar um evento, o usuário só precisa tocar no ícone com símbolo de clipe ou “+” na barra inferior do WhatsApp e escolher o botão correspondente.

Criação de eventos em grupos do WhatsApp para iOS (imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)
Criação de eventos em grupos do WhatsApp para iOS (imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Para quando?

Não há data certa para a liberação geral da função de eventos em chats de grupo. Mas o recurso vem sendo liberado gradativamente para usuários do WhatsApp, tanto no Android quanto no iOS.

Como o recurso já funciona oficialmente em grupos de comunidade e vem sendo disponibilizado até para quem usa o WhatsApp “normal” (e não a versão beta), não deve demorar para a novidade chegar aos grupos regulares de modo oficial.

Relacionados