WhatsApp quer ser app padrão de mensagens e ligações no iPhone

Versão beta permite que usuário mude configurações para facilitar acesso ao mensageiro da Meta. iOS 18.2 ampliou opções de apps padrão.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado 28/03/2025 às 09:51
Resumo
  • Meta está testando uma opção para definir o WhatsApp como app padrão para chamadas e mensagens no iPhone.
  • O recurso apareceu na versão 25.8.10.74 do WhatsApp, em fase beta.
  • Ainda não há data para chegar à versão estável.

A Meta está testando uma opção para configurar o WhatsApp como aplicativo padrão para chamadas e mensagens no iPhone. Com isso, ficaria mais fácil ligar para um contato salvo na agenda do aparelho ou para um número encontrado em uma página da internet, por exemplo.

O recurso foi encontrado na versão 25.8.10.74 do aplicativo, ainda em fase beta. Alguns participantes do programa TestFlight tiveram acesso a essa opção, e a tendência é que mais pessoas recebam ao longo dos próximos dias.

Mesmo assim, ainda não há uma previsão para o lançamento do recurso na versão estável do WhatsApp. Enquanto isso, é possível recorrer a alguns apps independentes (como o DefaultSMS) para fazer a ponte e usar o mensageiro da Meta como padrão no iOS.

O que muda com o WhatsApp como padrão?

Ao configurar o WhatsApp como aplicativo padrão de mensagens ou ligações, o iOS muda seu comportamento para favorecer este app em algumas situações, como, por exemplo:

  • ao tocar em um número de telefone em uma página na web ou em outro app, o sistema sugere ligar diretamente pelo WhatsApp e não pelo telefone;
  • no app Contatos, o WhatsApp se torna a primeira opção para enviar uma mensagem para um número salvo.

Como mudar os apps padrão do iPhone?

Para mudar um app padrão no iPhone, abra o app Ajustes, vá até “Apps” (lá no fim da lista) e, no menu seguinte, entre na página “Apps Padrão”.

O iOS dá a opção de escolher o aplicativo preferido para email, mensagens, ligações, filtragem de ligações, navegação na internet, senhas, carteira (por enquanto, disponível só na União Europeia) e teclados.

A Apple passou a permitir a escolha de alguns apps padrão no iOS 14, e estendeu essas configurações para mais tipos de aplicativos no iOS 18.2.

Com informações do WABetaInfo

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.