WhatsApp quer usar filtros para liberar espaço no celular

Versões beta do WhatsApp para Android e iOS ganham botões para separar conversas e canais na página para gerenciar armazenamento

Giovanni Santa Rosa
Por
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp também identifica arquivos grandes e sugere deletá-los (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O WhatsApp está testando filtros na página de gerenciamento de armazenamento do aplicativo para facilitar a limpeza da memória do celular. As versões beta para Android e iOS agora separam conversas e canais, para encontrar de maneira mais prática o que pode ser deletado e o que deve ser mantido.

A notícia surgiu no site especializado WABetaInfo. Os filtros na página de armazenamento estão sendo distribuídos gradualmente para usuários das versões 24.9.10.73 do WhatsApp para iOS e 2.24.10.8 do WhatsApp para Android. Ambas estão em fase beta.

Área para gerenciar armazenamento do WhatsApp com filtros para tudo, conversas e canais
Lista da página de armazenamento permite separar canais (Imagem: Reprodução / WABetaInfo)

Tanto nos smartphones Android quanto no iPhone, os filtros ficam na página “Gerenciar armazenamento”. A lista “Conversas e canais” mudou de nome e agora se chama “Detalhes de armazenamento”. Logo na parte de cima, há três botões: “Todos”, “Conversas” e “Canais”. O botão para pesquisar conversas e canais continua no mesmo lugar.

Com isso, o usuário consegue ver mais rapidamente os canais. Como eles são transmitidos para milhares de pessoas ao mesmo tempo, dificilmente tem alguma coisa ali que o usuário quer manter. Apagar as mensagens dos canais pode ser uma forma simples e rápida de liberar alguns megabytes.

É diferente do que acontece com conversas individuais ou em grupo, em que pode haver documentos importantes ou fotos para guardar.

WhatsApp tem outras ferramentas para limpar memória

Os filtros nas conversas se juntam a outros recursos que o WhatsApp oferece para evitar que as mensagens do aplicativo lotem o armazenamento do celular.

A mesma página “Gerenciar armazenamento” mostra os maiores arquivos recebidos no mensageiro, como vídeos e documentos grandes. Apagá-los pode ter um impacto significativo na memória.

O WhatsApp também sugere ativar as mensagens temporárias por padrão. Assim, mensagens e arquivos de mídia serão apagados após o recebimento ou envio, considerando um intervalo de 24 horas, sete dias ou 90 vias. Isso não é recomendado caso você precise ou queira guardar o histórico daquela conversa.

Com informações: WABetaInfo 1, 2

Relacionados