WhatsApp testa botão para gerar imagens com IA

Opção aparece no menu de anexos do WhatsApp e serve como atalho para criar ilustrações usando a Meta AI sem precisar sair da conversa

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp
Acesso à Meta AI no WhatsApp está disponível apenas em alguns países (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O WhatsApp pode ganhar uma ferramenta para gerar imagens usando inteligência artificial sem precisar sair de uma conversa. Um novo botão chamado “Imagine”, com o logo da Meta AI, está sendo testado. Ele ficaria nas opções de anexos — aquelas que aparecem ao tocar o ícone de clipe, ao lado do campo para escrever a mensagem.

A ferramenta surgiu na versão 2.24.12.4 do WhatsApp para Android, ainda em fase beta. A funcionalidade ainda está em desenvolvimento e não foi liberada para os usuários. O site WABetaInfo conseguiu acessá-la no código do app.

Tela do WhatsApp com um botão Imagine entre as opções de anexos
Botão Imagine aparece ao lado de fotos, áudios, enquetes e mais (Imagem: Reprodução / WABetaInfo)

A Meta AI está disponível apenas em alguns países, para usuários selecionados. Ela funciona como uma conversa própria, dentro do WhatsApp e de outros mensageiros da empresa. Em conversas em grupo, é possível mencioná-la, usando “@”, mas não dá para fazer isso em conversas individuais.

É aí que o botão “Imagine” pode ajudar. Sem ele, o usuário precisaria ir até a conversa com a Meta AI, gerar a imagem e voltar para o chat anterior. Com a opção nos anexos, dá para fazer isso dentro da conversa.

IA também vai fazer figurinhas no WhatsApp

A Meta AI ainda não está disponível no Brasil, mas já é possível usar recursos de inteligência artificial para algumas tarefas no WhatsApp. Nas últimas semanas, o mensageiro ganhou uma ferramenta para criar figurinhas usando IA.

Figurinhas geradas por IA no WhatsApp em português (imagens: Thiago Mobilon/Thássius Veloso/Tecnoblog)
Figurinhas geradas por IA no WhatsApp em português (imagens: Thiago Mobilon/Thássius Veloso/Tecnoblog)

No menu de figurinhas, um novo botão “Usar IA” está disponível. Ao tocar nele, o usuário pode descrever qual a imagem desejada. O WhatsApp, então, dá quatro opções — é possível enviar e salvar qualquer uma delas ou pedir para refazer, com outra descrição.

O gerador de figurinhas com IA está sendo liberado gradualmente, tanto para Android quanto para iOS.

Com informações: WABetaInfo

Relacionados