WhatsApp testa efeitos de realidade aumentada para câmera do app
Fotos e vídeos feitos com o aplicativo poderão contar com retoques na aparência. Fundo da imagem terá opções de desfoque ou cenários virtuais.
Fotos e vídeos feitos com o aplicativo poderão contar com retoques na aparência. Fundo da imagem terá opções de desfoque ou cenários virtuais.
O WhatsApp começou a liberar efeitos para a câmera na versão 2.24.20.20 do aplicativo para Android, ainda em versão beta. Com eles, o usuário poderá aplicar filtros e alterar o plano de fundo em fotos e vídeos capturados com o aplicativo, usando tecnologias de realidade aumentada.
Anteriormente, o WhatsApp disponibilizava estes efeitos para chamadas de vídeo. Com o novo recurso, as ferramentas estarão disponíveis também na câmera do aplicativo. Nela, haverá um botão de varinha mágica, que leva para os filtros e planos de fundo.
Segundo o WABetaInfo, site especializado em novidades do mensageiro da Meta, os filtros têm a aparência do usuário como foco, com ferramentas para suavizar a pele e retocar pequenas imperfeições.
A parte de planos de fundo oferece cenários virtuais, como aqueles que simulam um escritório ou uma biblioteca, e opções para desfocar a imagem, muito úteis para quem precisa gravar um vídeo, mas não teve tempo de arrumar o quarto ou a sala. Estes recursos também já existiam nas chamadas de vídeo e são bem populares em outros apps.
Os ajustes ocorrem em tempo real, e o usuário pode ter uma ideia de qual será o resultado do filtro diretamente na tela, antes de tirar a foto ou gravar o vídeo, poupando o trabalho de repetir o processo.
Além destes recursos, o WhatsApp disponibiliza, há alguns anos, ferramentas para melhorar fotos e vídeos em condições ruins de iluminação, além de stickers para tornar as fotos mais divertidas.
Os filtros estão em desenvolvimento há algum tempo. Em julho, eles apareceram na versão beta 2.24.16.7 do aplicativo para Android, mas apenas no código, sem estar disponíveis para os usuários. Agora, eles serão liberados gradualmente, podendo levar algumas semanas até chegar a todos os participantes do programa de testes.
Com informações: WABetaInfo