WhatsApp testa ferramenta para criar e enviar pacotes de figurinhas

Recurso vai oferecer opções para organizar stickers sem depender de outros apps. WhatsApp ganhou figurinhas animadas e geradas por IA.

Giovanni Santa Rosa

O WhatsApp está desenvolvendo novas formas de organizar as figurinhas salvas, incluindo criar coleções e compartilhá-las com os contatos. Até agora, era necessário recorrer a apps de outros desenvolvedores para fazer isso.

A novidade foi encontrada na versão 2.24.22.13 do WhatsApp beta para Android. O recurso está presente no código do aplicativo e ainda não foi liberado para os participantes do programa de testes. As informações são do site especializado WABetaInfo. Ainda não há previsão de lançamento, e a versão final pode ser diferente.

Com a ferramenta, usuários terão uma opção “Adicionar ao pacote de figurinhas” ao tocar em um sticker. É possível dar um nome à coleção e enviá-la em uma conversa, diretamente do menu seletor.

Versões betas anteriores do app já traziam a opção de selecionar várias figurinhas. Com isso, dá para colocá-las no topo da lista ou deletá-las de uma só vez, sem precisar repetir a ação para cada uma delas.

Outros recursos de figurinhas no WhatsApp

Até o momento, só é possível criar e disponibilizar pacotes de figurinhas usando aplicativos independentes. Alguns exemplos famosos são o Sticker.ly e o Wemoji. Eles também contam com recursos de busca de coleções de stickers.

Lançado em 2018, o recurso de figurinhas vem evoluindo a passos lentos no WhatsApp. O próprio criador e editor de figurinhas nativo é recente. Ele foi liberado para o WhatsApp Web em 2021 e só chegou aos smartphones no início de 2024.

Os últimos meses foram mais movimentados neste sentido. Em maio, a Meta liberou no Brasil os stickers gerados por inteligência artificial. Já em agosto, o mensageiro passou a contar com figurinhas animadas do site Giphy.

Com informações: WABetaInfo

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.