WhatsApp testa filtro que separa conversas para atendimento humano
Recurso AI Handoff vai separar conversas que a IA não conseguiu resolver. Função é voltada a contas comerciais e deve ser implementada no WhatsApp Business.
Recurso AI Handoff vai separar conversas que a IA não conseguiu resolver. Função é voltada a contas comerciais e deve ser implementada no WhatsApp Business.
O WhatsApp está testando o recurso AI Handoff, que filtra conversas que precisam de respostas de atendentes humanos. Segundo o site especializado WABetaInfo, a função agrupa esses chats em uma lista específica para facilitar respostas manuais e deve ser voltada às contas comerciais do WhatsApp Business.
A novidade foi identificada no beta para Android (2.25.18.25) e tem como objetivo organizar a transição entre o atendimento automatizado por inteligência artificial e o suporte pessoal.
Nos prints obtidos pelo WABetaInfo, é possível ver que a ferramenta agrupa automaticamente todas as conversas que exigem uma resposta manual na seção “AI Handoff”, abaixo da barra de pesquisa do aplicativo.
Com isso, qualquer pessoa deve conseguir identificar e priorizar rapidamente os atendimentos necessários, sem precisar abrir cada chat individualmente.
A empresa poderá, inclusive, configurar por quanto tempo uma conversa resolvida deve permanecer nessa lista: imediatamente após a resposta, por 24 horas ou sendo removida automaticamente após 7 dias de inatividade. Mesmo após sair da lista, o chat continuará disponível normalmente na visualização geral do app.
Atualmente, além do sistema mais simples de mensagens automáticas no WhatsApp Business, a Meta já implementa no Messenger e WhatsApp a IA comercial — um sistema de respostas automáticas com inteligência artificial.
A IA comercial se baseia em informações como o perfil da empresa e catálogo de produtos, sendo mais eficiente para responder perguntas frequentes, como horários de funcionamento ou formas de pagamento disponibilizadas pelo estabelecimento.
No entanto, há situações em que a IA não consegue concluir o atendimento, seja pela complexidade da pergunta, seja porque o próprio cliente quer falar com um atendente humano. É em casos como esses que o novo filtro deve entrar em ação.
De acordo com o WABetaInfo, este recurso representa uma mudança de foco no desenvolvimento da plataforma.
Anteriormente, o WhatsApp trabalhava em um filtro mais genérico para todas as conversas com IA. Agora, a empresa parece ter deixado de priorizar essa ideia para focar em uma ferramenta mais específica para as necessidades do ambiente de negócios.
Coincidência ou não, o desenvolvimento da ferramenta acontece em um momento em que empresas reavaliam o uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente. Em uma pesquisa recente, a consultoria Gartner revelou que 50% das organizações que planejavam reduzir suas equipes com IA devem abandonar esses planos até 2027.
O recurso AI Handoff acompanha essa tendência de um modelo híbrido, que automatiza tarefas simples e encaminha casos complexos para atendimento humano.
Ainda em fase de testes, a novidade não tem uma previsão de lançamento, mas deve ser liberada em uma futura atualização do app.
Com informações do WABetaInfo
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}