WhatsApp vai permitir que você crie seus próprios chatbots com IA
Ferramenta "AI Studio", já presente em outros apps da Meta, permitirá personalizar nome, personalidade e avatar de assistentes virtuais diretamente no mensageiro.
Ferramenta "AI Studio", já presente em outros apps da Meta, permitirá personalizar nome, personalidade e avatar de assistentes virtuais diretamente no mensageiro.
O WhatsApp está testando um recurso que permite aos usuários criar seus próprios chatbots de inteligência artificial diretamente no aplicativo. A novidade, chamada “AI Studio”, começou a ser liberada para alguns participantes do programa beta tanto no Android (versão 2.25.18.4), quanto no iPhone (versão 25.17.10.75), segundo o site especializado WABetaInfo.
Até então, para criar um assistente de IA compatível com as plataformas da Meta, os usuários precisam recorrer ao site oficial do Meta AI Studio ou utilizar aplicativos como Instagram e Messenger, que já contam com essa funcionalidade.
O processo de desenvolvimento dos chatbots ocorre dentro de uma nova seção chamada “AI Studio” e é descrito pelos testadores como um fluxo guiado, pensado para ser acessível mesmo para usuários sem conhecimento técnico aprofundado.
Com isso, os usuários podem definir diversos aspectos de seus assistentes virtuais:
Durante a criação, o WhatsApp oferece sugestões de modelos (templates) que são adaptados automaticamente com base nas informações já fornecidas pelo usuário.
Por padrão, os chatbots criados são de uso pessoal. No entanto, os usuários têm a opção de compartilhar o acesso a eles com outras pessoas. O WhatsApp facilita esse processo gerando um link compartilhável que pode ser enviado para amigos, grupos ou publicados em redes sociais.
O recurso foi lançado inicialmente em março de 2025 no Brasil em um site próprio e já está disponível também no Instagram e no Messenger. Ele permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos avançados, possa construir seus próprios chatbots.
Em todas as plataformas, a criação é semelhante: o usuário escolhe o nome, tom e a função, monta um avatar e começa a conversar com a IA. A ideia é que as assistentes virtuais tragam respostas mais relevantes e direcionadas, considerando o propósito para o qual foi personalizada.
A presença do AI Studio no WhatsApp é parte de uma estratégia maior da Meta para levar as funcionalidades da sua inteligência artificiai, a Meta AI, a todos os seus aplicativos. A nova ferramenta está sendo liberada aos poucos para os testadores beta do WhatsApp e ainda não há previsão oficial de lançamento para todos os usuários.
Com informações do WABetaInfo e da Meta
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}