WhatsApp Web terá opção para salvar contatos sem precisar do celular

Mensageiro vai ganhar lista telefônica própria, sem precisar sincronizar com smartphone. Meta diz que suporte a nomes de usuário está a caminho.

Giovanni Santa Rosa

O WhatsApp Web e a versão para Windows vão poder salvar números de telefone. A novidade faz parte de um novo recurso de gerenciamento de contatos, que vai funcionar de forma independente da agenda do smartphone.

O anúncio foi feito pela Meta nesta terça-feira (dia 22/10). Segundo a empresa, a novidade será liberada gradualmente, ao longo das próximas semanas e meses. Curiosamente, não há nenhuma menção ao aplicativo para Mac.

Como vai funcionar a agenda do WhatsApp?

De acordo com o comunicado da Meta, será possível adicionar e gerenciar contatos no WhatsApp Web e no app para Windows, sem precisar recorrer ao smartphone principal para salvar o número na agenda, como acontece atualmente.

Além disso, os contatos poderão ser salvos exclusivamente no WhatsApp. Ao adicionar um novo contato, haverá a opção de sincronizá-lo ou não com a agenda do celular.

Estes contatos salvos são recuperados ao trocar de dispositivo, mesmo se o aparelho anterior for perdido ou roubado. A Meta também aponta que esta forma de gerenciamento pode ajudar quem compartilha o aparelho com outras pessoas.

Outro cenário em que a mudança será útil é quando o usuário tem uma conta pessoal de WhatsApp e outra profissional no mesmo aparelho, mas não quer que os contatos fiquem “misturados”. Com o gerenciamento diretamente no aplicativo, é possível manter as listas separadas.

Nomes de usuário vem aí

O blog post da Meta menciona que esta mudança servirá de base para a implementação dos nomes de usuário no WhatsApp. Este recurso vem aparecendo nos códigos de versões beta há mais de um ano, mas esta é a primeira vez que a empresa fala abertamente sobre o assunto.

“Os nomes de usuários no WhatsApp adicionarão um nível extra de privacidade para que você não precise compartilhar seu número de telefone quando enviar uma mensagem a alguém”, diz o comunicado.

Apesar dessas informações, ainda não há prazo para esta mudança estrear — a Meta diz apenas que terá “mais novidades para compartilhar quando tudo estiver pronto”.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.